Arquidiocese de Braga -
11 agosto 2017
Despertar Esperança
Programação para o Ano Pastoral 2017+18, o primeiro ano do triénio dedicado à esperança, já se encontra disponível.
A nossa Arquidiocese, consciente das dificuldades e também das oportunidades do tempo que nos é dado viver, caminha na busca de um novo paradigma pastoral.
Seguimos iluminados pela personalidade do Papa Francisco, em comunhão com as diretrizes propostas para «uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e de dinamismo». A sua constante exortação a abandonar esquemas e estruturas de outros tempos, a procura de caminhos «ousados e criativos» para uma «renovação eclesial inadiável», há de continuar a ressoar na vida das nossas comunidades.
A esperança partilhada torna-se força de comunhão, pois como diz Paulo: «Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança» (Ef 4, 4). A Igreja, as comunidades e as famílias consolidam-se e crescem porque se reconhecem numa mesma esperança e a cultivam. Esperando juntos, tornamo-nos um mesmo corpo.
Pretendemos e colocamos nas mãos de Deus o desejo cristão de uma Primavera de esperança na Arquidiocese. Conscientes de que a esperança nasce da escuta orante, pessoal e comunitária, e se fortalece na vivência da Palavra de Deus: é essencial criar ou consolidar grupos de índole paroquial.
Nunca é demais recordar que todo o caminho da Igreja é sinodal e que as paróquias deverão encontrar modos de concretizar esta experiência nos grupos que já existem ou a constituir. Mesmos se situados na grande diversidade de paróquias, seguirão o mesmo subsídio de reflexão para se experimentar um verdadeiro rejuvenescimento da Arquidiocese, das paróquias, dos movimentos e associações e das famílias.
[Clique aqui para descarregar o Kit Gráfico do Ano Pastoral]
Download de Ficheiros
PlanoPastoral2017+18.pdf
Partilhar