Arquidiocese

Programa Pastoral 2019+2020
“Levantar-se e semear esperança”
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 29 Jan 2018
I Domingo Salicus: uma tarde dedicada à música litúrgica
As inscrições estão abertas até dia 20 de Fevereiro e podem ser efectuadas online.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No próximo dia 25 de Fevereiro realiza-se o I Domingo Salicus, iniciativa promovida pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra de Braga em conjunto com a Escola de Música Litúrgica de São Frutuoso. 

A tarde dedicada à música litúrgica tem início pelas 15h00, no Auditório São Frutuoso, e termina pelas 19h30 com a celebração de eucaristia na Igreja de São Paulo.

A música sacra e o canto litúrgico têm a tarefa de nos conferir o sentido da glória de Deus, da sua beleza e da sua santidade (...)

Papa Francisco

O encontro destina-se aos directores de grupos corais, organistas, salmistas, cantores dos grupos corais e sacerdotes. O cónego Hermenegildo Faria e o professor João Duque são os dois oradores convidados.

As inscrições estão abertas até dia 20 de Fevereiro e devem ser efectuadas aqui.

Em alternativa, o formulário pode também ser entregue na Secretaria do Seminário Conciliar ou enviado por e-mail para salicus@arquidiocese-braga.pt.

Para mais informações encontra-se disponível a página da Revista Salicus

 

Porquê um Domingo Salicus?

Com esta iniciativa, a Comissão pretende iniciar alguns ciclos de formação, potenciando assim o trabalho dos ministros da Música Litúrgica — directores de grupos corais, organistas, salmistas e cantores — de forma a que possam ter ainda melhor desempenho nas suas funções.

O encontro pretende colocar em prática as palavras do Papa Francisco no Congresso sobre a Música Sacra que decorreu a 4 de Março de 2017 em Roma.

“A participação axtiva e consciente [na teofania de cada celebração eucarística] consiste em conseguir entrar profundamente neste Mistério, em saber contemplá-lo, adorá-lo e recebê-lo, em compreender o seu sentido, de forma particular graças ao silêncio religioso e à musicalidade da linguagem com que o Senhor nos fala. (...) Encorajo-vos a não perder de vista este objectivo importante: ajudar a assembleia litúrgica e o povo de Deus a experimentar e a participar, com todos os sentidos físicos e espirituais, no Mistério de Deus. A música sacra e o canto litúrgico têm a tarefa de nos conferir o sentido da glória de Deus, da sua beleza e da sua santidade, que nos envolve como uma «nuvem luminosa»”, pediu o Pontífice.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Salicus  •  Música Sacra  •  Liturgia  •  Papa Francisco  •  Domingo Salicus
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190