Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência ECCLESIA | 8 Jun 2018
Museu Pio XII vai receber Bienal de Arte Sacra Contemporânea
Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea decorre entre 3 de Agosto e 3 de Setembro. A cerimónia de encerramento e entrega de prémios tem lugar a 31 de Agosto, no Theatro Circo.

O Museu Pio XII vai receber a Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea promovida pela Atlas Violeta, em colaboração com a Arquidiocese de Braga e o município local, entre 3 de Agosto e 3 de Setembro.

A intenção é "promover a Arte Sacra, num olhar mais moderno, para que as gerações contemporâneas desmistifiquem esta forma de expressão tão consagrada”, explica a organização, que tem como “principal objectivo” realçar “a beleza, singularidade, verdade e bondade” presente na Arte Sacra Contemporânea representada em cada obra de arte exposta.

Ao evento vão ser admitidos 50 artistas, sendo que a organização já recebeu mais de 130 pré-inscrições. “Não podemos ficar no passado. Temos de continuar a ser artífices. Continuamos a ter artistas e a fé está aí”, disse o director do museu, o cónego José Paulo Abreu, para quem o evento é uma oportunidade de “reaproximar a Igreja dos artistas dos dias de hoje”.

À Rádio Renascença, o sacerdote afirmou que “agora” é necessário criar as condições para que, “como no passado, esse matrimónio que trouxe frutos felizes, também, no presente esses frutos possam aparecer”.

O Museu Pio XII, que ocupa um quarteirão no centro de Braga, vai receber os visitantes com uma escultura de “um santo ou santa”, com 3,2 metros de altura, do artista brasileiro Walter Nu, que é conhecido pelas criações em sucata, e vai fazer uma homenagem à bienal e a Portugal.

A mostra vai ocupar diversos espaços do “emblemático” museu, como a capela da Nossa Senhora da Torre e a Torre de São Tiago, a partir de 3 de Agosto e durante um mês.

A gala de encerramento e a entrega de prémios da Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea está agendada para 31 de Agosto, no Theatro Circo. Um júri vai nomear os primeiros três classificados; o quarto artista vai ser escolhido pelo público.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social