Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 30 Abr 2019
Dia Arquidiocesano da Família aborda tensão entre a vida familiar e a vida profissional
Organização está a cargo do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar.

No dia 19 de Maio de 2019 a Arquidiocese de Braga celebra o Dia Arquidiocesano da Família, no Espaço Vita, em Braga. O programa, que começa pelas 15h00 e termina com eucaristia, às 18h00, inclui um painel onde intervêm Joana Carneiro, Rui Diniz e Filipe Anacoreta Correia. A moderação está a cargo de Felisbela Lopes.

O painel dedicado ao tema “Família e Trabalho” irá reflectir sobre questões vitais para as famílias, como é o caso da tensão entre a vida familiar e a vida profissional, da exigência das carreiras profissionais e as responsabilidades enquanto esposos e pais.

"As intervenções constituirão um convite à reflexão sobre a necessidade de conseguir que os universos familiar e profissional não entrem em rota de colisão, mas, pelo contrário, que ambos possam contribuir para uma vida plena e harmoniosa, integrando os desafios e as contribuições que cada um requer… ainda que respeitando a hierarquia que naturalmente se impõe: o amor à família deve ser superior, anterior e de ordem diversa à profissão, até porque o motor do trabalho é a família e o motor da família é o amor!", adianta a Pastoral Familiar.

Durante a eucaristia, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, abençoará os casais que celebram um jubileu matrimonial. As inscrições dos casais devem ser feitas aqui até ao dia 15 de Maio.

A organização do Dia Arquidiocesano da Família está a cargo do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar.

Família e trabalho: os oradores

Joana Carneiro | Maestrina Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa

Nascida em Lisboa, formou-se em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra. Concluiu o seu Mestrado em Direção de Orquestra pela Universidade de Northwestern e prosseguiu estudos de Doutoramento na Universidade de Michigan.

Joana Carneiro é, desde Janeiro de 2014, Maestrina Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Em 2009 foi nomeada Diretora Musical da Sinfónica de Berkeley, sucedendo a Kent Nagano e tornando-se no terceiro diretor musical nos 40 anos de atividade desta orquestra. Joana Carneiro é Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Diretora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra (Orquestra de Jovens) da Fundação Calouste Gulbenkian.

Recebeu o Prémio Helen M. Thompson 2010, da League of American Symphony Orchestras, destinado a reconhecer diretores musicais com potencial extraordinário.

Em Julho de 2010, recebeu o Prémio D. Antónia Adelaide Ferreira e, em Novembro de 2010, o Prémio Amália de Música Erudita. Em Março de 2004, Joana Carneiro foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Rui Diniz | Gestor

Casado e com cinco filhos, é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. É administrador da José de Mello Saúde desde 2010, onde exerce actualmente as funções de Vice Presidente da Comissão Executiva.

É membro da direcção do Tagus Tank, consórcio entre a Universidade Nova e a José de Mello Saúde, orientado ao desenvolvimento de projectos comuns às duas instituições.

Em 2017 promoveu e participou no lançamento do Inclusive Community Forum da Nova SBE, uma iniciativa orientada a estruturar e desenvolver iniciativas orientadas a uma melhor inclusão de pessoas com deficiência de pessoas com deficiência.

Filipe Anacoreta Correia | Advogado e Político

Nasceu em Coimbra e cresceu entre o Minho e o Porto, onde estudou e completou os seus estudos de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Chegou a interromper a frequência de Direito, durante três anos, tendo estudado Filosofia e Teologia.

Em 2006 teve a sua primeira intervenção cívica no âmbito do referendo contra a liberalização do Aborto. Cria um movimento – Independentes pelo Não —, que se afirma por ser moderado e apartidário contra a liberalização.

Em 2016 foi convidado a integrar as listas de candidato a Deputado na Assembleia da República pelo círculo de Lisboa, cargo que atualmente desempenha. Integra a Comissão de Assuntos Europeus, e é o Coordenador do CDS-PP na Comissão de Trabalho e Segurança Social.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social