8 junho 2019

Faleceu o Monsenhor Domingos Coutinho da Silva

DACS

A missa exequial será celebrada amanhã, 9 de Junho, às 17 horas, na igreja paroquial de S. Pedro de Merelim, indo depois a sepultar no cemitério local. Preside o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Faleceu o Monsenhor Domingos Coutinho da Silva, com 87 anos de idade.

Nascido a 10 de Julho de 1931, em Merelim S. Pedro, Braga foi ordenado sacerdote a 14 de Julho de 1957. Pouco tempo depois, a 31 de Setembro do mesmo ano, foi nomeado Secretário particular do Bispo Auxiliar D. Francisco Maria da Silva, indo residir no Seminário de Santiago.

Com a tomada de posse de D. Francisco Maria da Silva como Arcebispo Primaz, em 1964, continuou como Secretário particular, ficando a viver no Paço Arquiepiscopal.

De 1965 a 1966 foi Director Espiritual do Seminário Menor. Em Setembro de 1967 foi nomeado Capelão das Servas Franciscanas de Nossa Senhora das Graças, onde esteve até 1983.

Em 1969 foi nomeado Chefe da Secretaria Geral da Arquidiocese, função que passa a acumular com a de Ecónomo a partir de 1983.

Em 1983 foi nomeado "Monsenhor" e, dez anos depois, passa a ser também Delegado do Prelado para a Fraternidade Sacerdotal.

Em 2006 foi dispensado, por razões de idade, de Ecónomo da Arquidiocese, mas continuou como Administrador da Casa Arquiepiscopal.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!