26 junho 2019

D. Nuno Almeida celebra eucaristia na Basílica de S. Pedro em Guimarães

DACS

Imagem restaurada de São Pedro vai ser apresentada no dia 29.

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, de Guimarães, celebra este ano, uma vez mais, o dia do seu patrono. As festividades começaram no dia 24 e prolongam-se até ao dia 30 de Junho.

A festa tem, naturalmente, o seu ponto alto no dia 29, dia do padroeiro, com a celebração de uma eucaristia presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, assim como a apresentação da restauração da imagem de São Pedro. O dia fica ainda marcado, durante a tarde, pelo envio da imagem para São Sebastião e por animação ao largo a partir das 19 horas.

De acordo com Olga Costa, da Irmandade, esse facto traz um sabor especial aos festejos. A Basílica irá acolher a imagem do seu patrono, restaurada, para ser solenemente apresentada à comunidade. Este é o momento que marca o início de um caminho que queremos percorrer e que nos permite recu- perar o passado, para o fazer presente”.

O programa tem ainda marcada eucaristia às 10 horas para os dias 26, 27 e 29. Na Sexta, além da missa às 10h, tem lugar, às 11 horas, a adoração ao Santíssimo. Dia 30, às 10h30, realiza-se uma procissão, que parte da igreja paroquial para a Basílica de S. Pedro onde, às 12 horas, haverá missa solene com o tema "Tecer comunidades".