Arquidiocese

Caminhada Litúrgica
Advento e Natal

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 25 Jul 2019
D. Tolentino Mendonça vai presidir às comemorações do 10 de Junho de 2020
D. Tolentino Mendonça será presidente da comissão organizadora e fará o discurso do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

arcebispo D. José Tolentino Mendonça vai presidir às comemorações do 10 de Junho no próximo ano, anunciou esta Quarta o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

D. Tolentino Mendonça será presidente da comissão organizadora e fará o discurso do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2020 será comemorado na Madeira e, mais tarde, também na África do Sul.

Marcelo Rebelo de Sousa deu como razões para a escolha “a ligação pessoal a pelo menos uma das sedes” das comemorações e “a independência de pensamento, a capacidade de dar testemunho criativo e corajoso sobre o tempo vivido em Portugal”. “E, encarado o conjunto de convidados, também a afirmação do pluralismo de opiniões que deve caracterizar a nossa democracia”, afirmou o Presidente da República.

O chefe de Estado descreveu o arcebispo madeirense como um homem da cultura” e “um homem do diálogo”, e ainda como “uma figura conhecida pela sua independência, pela sua criatividade” e por “dar voz a sectores importantes da sociedade portuguesa”.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em 1965 em Machico, na Madeira. Foi ordenado padre em 1990 e bispo no dia 28 de Julho de 2018, no Mosteiro dos Jerónimos, quando completava 28 anos de sacerdócio, recebendo simbolicamente a sede episcopal de Suava, no norte de África.

O padre e poeta madeirense é doutorado em Teologia Bíblica e foi vice-reitor da Universidade Católica. Em Fevereiro de 2018 orientou o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais diretos colaboradores, em Ariccia, localidade nos arredores de Roma.

D. Tolentino Mendonça foi em 2015 condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República na altura.

O arcebispo madeirense assumiu o cargo de bibliotecário e arquivista da Santa Sé no dia 1 de Setembro de 2018.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190