Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 12 Set 2019
Faculdade de Teologia já tem Curso de Pastoral Juvenil
Inscrições já estão abertas. Primeira formação decorre a 19 de Outubro.

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga irá realizar ao longo deste ano académico (2019/2020) um Curso de Pastoral Juvenil.

O curso decorrerá aos sábados, mas apenas irá ocupar dois a cada mês, de forma a que todos os interessados possam participar, sem que, para isso, tenham de reservar todos os sábados do mês.

As inscrições devem ser efectuadas através do endereço secretaria.facteo@braga.ucp.pt ou pelo 253 206 114. Os dois contactos também estão disponíveis para mais informações.

De acordo com a Faculdade de Teologia, o curso "foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros".

A oferta formativa também vai ao encontro dos apelos do Papa Francisco, que já alertou para o facto de a pastoral juvenil ter mudado bastante ao longo dos anos, fruto de mudanças sociais e culturais.

"Nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas. A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade", afirmou o Pontífice.

Núcleos temáticos e objetivos

— A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas [19 e 26 de outubro de 2019]

— Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação [16 e 30 de novembro de 2019]

— A Igreja como sacramento universal de salvação [11 e 25 de janeiro de 2020]