Arquidiocese

Caminhada Litúrgica
Advento e Natal

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com RR | 28 Out 2019
Cristianismo, Judaísmo e Islão condenam a eutanásia
Encontro decorreu no Vaticano e juntou representantes das principais religiões abraâmicas.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Representantes das três principais religiões abraâmicas – o judaísmo, o cristianismo e o islão – juntaram-se esta Segunda em Roma para assinar uma declaração conjunta sobre os cuidados em fim de vida na qual condenam a eutanásia.

No documento final do encontro, aprovado pelos presentes, lê-se que a eutanásia e o suicídio assistido são “inerentemente, e, por consequência, moral e religiosamente errados e devem ser proibidos sem excepção”.

Os signatários rejeitam ainda “categoricamente qualquer pressão sobre doentes em final de vida no sentido de tomarem medidas activas e deliberadas para por fim à sua vida”.

Ecoando a posição da Associação Médica Mundial, divulgada durante o fim-de-semana, os representantes religiosos afirmam que “nenhum profissional de saúde deve ser coagido ou pressionado para assistir directa ou indirectamente na morte deliberada e intencional de um paciente através do suicídio assistido ou qualquer forma de eutanásia, sobretudo quando isso atentar contra as crenças religiosas do prestador de cuidados”. O respeito pela objecção de consciência é ainda mais importante em casos em que a prática foi legalizada, dizem.

O documento apela ainda ao investimento nos cuidados paliativos, esclarecendo que, “mesmo quando os esforços para adiar a morte se apresentam como injustificadamente onerosos, temos a obrigação moral e religiosa de fornecer conforto, alívio efectivo de dor e sintomas, companhia, cuidado e assistência espiritual ao paciente em fim de vida e à sua família”.

A Igreja Católica foi representada neste encontro por monsenhor Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida. O rabino Avraham Steinberg e o sheikh Al-Issa representaram respetivamente o judaísmo e o islão.

O documento foi assinado numa cerimónia em Roma, tendo o grupo sido recebido posteriormente pelo Papa Francisco em audiência.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190