Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 6 Jan 2020
Papa reforça apelo ao diálogo pela paz
Francisco falou no contexto da renovada tensão entre EUA e Irão.
  © Lusa/EPA

O Papa apelou ontem, no Vaticano, durante a oração do Ângelus, ao diálogo em favor da paz, aludindo ainda indirectamente às relações entre os Estados Unidos da América e o Irão quando mencionou um “terrível ambiente de tensão”.

“Em tantas partes do mundo sente-se um terrível ambiente de tensão. A guerra traz apenas morte e destruição. Peço que todas as partes mantenham acesa a chama do diálogo e do auto-controlo, esconjurando a sombra da inimizade”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício.

No primeiro Domingo de 2020, Francisco renovou os seus votos de “serenidade e paz no Senhor” para o novo ano.

“Lembro ainda o compromisso que assumimos no início do ano, Dia Mundial da Paz: «A paz como caminho de esperança – diálogo, reconciliação e conversão ecológica». Com a graça de Deus, poderemos colocá-lo em prática”, declarou.

No Iraque, o patriarca caldeu (da Igreja Católica), D. Louis Raphael Sako, alerta para o risco de o país se tornar “um campo de batalha, em vez de ser uma nação soberana capaz de proteger os seus cidadãos e as suas riquezas”.

Já no Sábado, o Papa tinha recorrido à sua conta na rede social Twitter para deixar uma mensagem em favor da paz.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Paz  •  Irão  •  EUA