Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. Sampaio Viana | 13 Fev 2020
D. Jorge Ortiga: “Não podemos cruzar os braços” perante a eutanásia
O Arcebispo de Braga declarou que esta “não é uma questão religiosa, mas ética e de saúde”.

D. Jorge Ortiga afirmou ontem que não se pode “cruzar os braços” nem alhear da realidade da eutanásia. O Arcebispo de Braga esteve numa reunião do clero de Barcelos, no Centro Espírito Santo e Missão.

Citando a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente deste ano, o Arcebispo de Braga afirmou que não há doentes, mas pessoas doentes, assim como há pessoas deficientes, acrescentando que a pessoa é sujeito de direitos, como é o direito à vida.

Sobre a eutanásia, D. Jorge Ortiga declarou que esta não é uma questão religiosa, mas ética e de saúde, afirmando que a proposta da Igreja é que se cuide da saúde através dos cuidados paliativos, que infelizmente ainda não existem, exemplificando com o caso da Arquidiocese de Braga, onde só há uma casa de cuidados paliativos, em Montariol, e concluindo que, por isso mesmo e porque o assunto não foi debatido na campanha eleitoral, a Igreja apoia o referendo, devendo cada pessoa empenhar-se na recolha de assinaturas.

Ainda na sua intervenção final, o Arcebispo Primaz informou que, na sua mensagem para a Quaresma, destaca três palavrinhas: conhecimento, radicalidade e profetismo. Revelou que o contributo penitencial se destina em parte para a paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique, sendo o restante para reforçar o Fundo Partilhar com Esperança da Arquidiocese de Braga.

Nos assuntos do arciprestado barcelense, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos informou os presentes de que a instituição substituiu a Procissão das Endoenças, na Sexta-Feira Santa, pela Procissão da Misericórdia, a ter lugar no segundo Domingo da Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, instituído por São João Paulo II. Esta procissão sairá da igreja da Misericórdia às 15 horas do dia 19 de Abril.

Entre as diversas partilhas dos delegados arciprestais para os sectores da pastoral, ressalta que o próximo Curso de Preparação para o Matrimónio tem já cerca de 60 pares de noivos inscritos e tem início às 19h30 do dia 22 deste mês de Fevereiro, no Colégio La Salle, em Barcelinhos.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social