Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
11 Mar 2020
Clero da Cidade de Braga adopta medidas preventivas
Conjunto de orientações pretende ajudar a travar a propagação do COVID-19.

Durante a reunião mensal de hoje, os párocos e capelães da cidade de Braga, dadas as informações das autoridades públicas de saúde e as posições da Conferência Episcopal e da Arquidiocese de Braga, decidiram:

1. Apelar a todos os cristãos para tomarem muito a sério a epidemia em curso, tendo os cuidados de higiene amplamente divulgados e tudo fazendo para evitarem ao máximo a exposição pública, onde as possibilidades  e perigo de contágio são maiores.

2. Sobretudo os idosos, mormente os que também são portadores de doenças crónicas, deveriam abster-se até de participar na eucaristia, a não ser com o máximo cuidado, dados os perigos reais que correm e que também fazem correr desnecessariamente aos outros.

3. Sem cair no alarmismo, devemos ter bem presente que é pecado grave infringir os cuidados recomendados que favorecem a saúde pública. Por isso, a auto-exigência de colaboração e cooperação com o que as autoridades públicas nos propõem constitui uma obrigação acrescida para quem se afirma cristão.

4. Enquanto não houver determinação superior em contrário, manter-se-ão as eucaristias e o lausperene quaresmal. Nas actuais circunstâncias, a  hóstia da sagrada comunhão deve ser recebida apenas na mão e não na boca.

5. A prevista, aconselhada e tão estimada actividade «24 Horas para o Senhor», em 20 e 21 do corrente, fica suspensa,  aguardando melhor oportunidade de realização.

6. Na Cidade, não haverá, este ano, a Visita Pascal.

7. Ficam suspensas a catequese e as várias reuniões de grupos de jovens.

8. Os horários públicos de atendimento de confissão ficam igualmente suspensos até as circunstâncias permitirem o normal funcionamento.

9. Os sacerdotes querem fazer seu o pedido do Papa Francisco a estarem presentes junto dos doentes, com o Palavra de Deus e a Eucaristia. São essas periferias existenciais que eles querem frequentar, apesar dos riscos, nesta particular ocasião de sofrimento para tantos. Em cada comunidade, de acordo com as pessoas, dirão a melhor maneira de como o fazer.

10. Na próxima reunião, a acontecer em Abril, tomarão outras medidas, conforme as circunstâncias o ditarem.

O Clero da Cidade está certo que a grande maioria dos cristãos compreende e aceita estas orientações e determinações e pede ainda aos fiéis paciência na escuta e clarificação das dúvidas.

Por estas medidas ficam assim abrangidas as seguintes paróquias e reitorias:

— Ferreiros

— Lomar