Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 14 Abr 2020
Papa pede a “graça da unidade"
Francisco abordou ainda a “graça da fidelidade”.

O Papa Francisco pediu esta terça-feira a “graça da unidade” no contexto da pandemia do novo coronavírus e afirmou que “a unidade que é sempre superior a todas as divisões”.

“Rezemos para que o Senhor nos dê a graça da unidade entre nós. Que as dificuldades deste tempo nos façam descobrir a comunhão entre nós, a unidade que é sempre superior a todas as divisões”, disse Francisco no início da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Durante a homilia, o Papa falou da “fidelidade” e afirmou que “diante da derrocada de tantas desilusões”, é necessário fixar-se na segurança que Jesus dá.

“Peçamos hoje ao Senhor a graça da fidelidade, de agradecer quando Ele nos dá segurança, mas jamais pensar que são as ‘minhas’ seguranças, e sempre, olhar para além das próprias seguranças; a graça de ser fiéis também diante dos sepulcros, diante da derrocada de tantas ilusões”, afirmou Francisco ao concluir a homilia.

O Papa Francisco sublinhou ainda que a fidelidade “permanece sempre”, mas “não é fácil mantê-la”, pediu para que “que seja Ele, o Senhor, a conservá-la” e disse que a fidelidade tem de ser guardada “nos bons tempos e nos maus tempos”, rejeitando as “ilusões que atraem a atenção”.

No comentário aos textos bíblicos da missa de Terça-feira da Oitava da Páscoa, o Papa afirmou também que a fidelidade implica manter a proximidade a Deus, recusando a centralidade do eu, os “egoísmos” e as “seguranças próprias”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social