Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 21 Abr 2020
Papa convida a aprender lição do “silêncio"
Francisco alertou contra as tentações da “vaidade” e da “maledicência” nas comunidades católicas.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Papa Francisco disse esta terça-feira que o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus ajudou a valorizar o silêncio e a “capacidade de ouvir”, desejando que esta seja uma lição para o futuro.

“Neste momento, há muito silêncio. É possível, inclusivamente, ouvir o silêncio. Que este silêncio, que de certo modo é novo nos nossos hábitos, nos ensine a ouvir, nos faça crescer na capacidade de ouvir. Rezemos por isso”, afirmou na missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Na homilia, o Santo Padre reflectiu sobre as primeiras comunidades cristãs a partir do relato feito pelo livro dos Actos dos Apóstolos. “A primeira comunidade cristã é um modelo, um ideal, sinal daquilo que o Espírito Santo pode fazer se somos dóceis. O Espírito cria a harmonia. Depois chegam os problemas e as divisões”, declarou.

Segundo o Francisco, o primeiro factor de divisão é o “dinheiro”, que discrimina os mais pobres e leva a “desvios doutrinais” na Igreja Católica.

O Papa alertou ainda contra as tentações da “vaidade” e da “maledicência” nas comunidades católicas.

“Quantas vezes – não digo sempre, mas quantas vezes -, a celebração de um sacramento é um exemplo de vaidade: quem está mais bem vestido, quem faz isto e aquilo… A vaidade pela maior festa. Aqui também entra a vaidade e ela divide”, advertiu.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190