Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Fundação AIS/Agência Ecclesia | 29 Jun 2020
Diocese de Pyongyang vai ser consagrada a Nossa Senhora de Fátima
Cidade é capital da Coreia do Norte, país “mais perigoso do mundo para se ser cristão”.

A Diocese de Pyongyang, na capital da Coreia do Norte, vai ser consagrada a Nossa Senhora de Fátima. O anúncio foi feito pelo cardeal Andrew Yeom, arcebispo de Seul – capital da Coreia do Sul – numa cerimónia no passado dia 25 de Junho.

O arcebispo D. Andrew Yeom Soo-jung referiu, na ocasião, a importância da paz e da concórdia na península coreana, lembrando os cerca de 3 milhões de mortos da guerra que eclodiu a 25 de Junho de 1950, além da tragédia que se abateu sobre os refugiados, o drama das famílias separadas e a perseguição aos cristãos pelo regime da Coreia do Norte.

O anúncio da consagração da diocese de Pyongyang foi o momento mais significativo da cerimónia na Catedral de Myeongdong, em Seul, em que este ano se assinalou o início da Guerra da Coreia há 70 anos e se rezou pela reconciliação do povo coreano.

Este aniversário ocorre num momento de particular tensão, com os responsáveis pelo regime da Coreia do Norte a cortarem todos os canais de comunicação com o sul e a fazerem explodir, a 16 de Junho, o edifício que servia de escritório de ligação entre as delegações dos dois países, em Kaesong.

O aumento de tensão nas últimas semanas fez avivar os riscos de um confronto militar directo e significa um revés profundo no caminho da reconciliação encetado nos últimos anos entre os dois países, que culminou com a Declaração de Panmunjom, em Abril de 2018, assinada pelo presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in e pelo líder norte-coreano Kim Jong-un.

O mais recente relatório da Fundação AIS sobre a perseguição aos Cristãos, lançado em Lisboa em outubro de 2019, sublinha que “a Coreia do Norte é amplamente considerado como o lugar mais perigoso do mundo para se ser cristão”, referindo-se que a prática religiosa é “gravemente punida” neste país.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva