Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 14 Set 2020
CMAB junta-se à campanha 'Juntos por Cabo Delgado'
Campanha da Diocese de Pemba pretende ajudar cerca de 250 mil deslocados pelos ataques na província de Moçambique.

O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB) juntou-se na passada sexta-feira à campanha 'Juntos por Cabo Delgado', uma província de Moçambique onde se estima haver cerca de 250 mil deslocados internos das zonas/comunidades atacadas pelos insurgentes.

Estas pessoas encontram-se “dispersos por toda a província de Cabo Delgado e províncias vizinhas, mas também num campo de deslocados internos, em Metuge, a cerca de 40 km da cidade de Pemba”.

A Diocese de Pemba e o bispo D. Luiz Fernando Lisboa, em colaboração com a Cáritas Diocesana de Pemba e com organizações locais e internacionais, estão a trabalhar com estas comunidades e pessoas.

A campanha foi lançada em Julho pela Diocese de Pemba, em parceria com as Cáritas diocesanas e a Universidade Católica de Moçambique. Os parceiros desta campanha em Portugal são a Cáritas Portuguesa, Fashion Education One Work, Infância Missionária de Balasar, LIAM, Leigos Boa Nova, Associação Regina Mundi, Missionários Combonianos, Missionários do Espírito Santo, Missão (A)mares, Mosaico, Mundo Posible, O melhor de nós, Rosto Solidário e Sociedade Missionária da Boa Nova.

As contribuições serão geridas pela Diocese de Pemba para o que esta considerar mais premente, nomeadamente “na formação de activistas em apoio psico-social para trabalhar com os deslocados com maiores traumas”, no apoio ao campo de refugiados de Metuge com alimentos, esteiras (camas), agasalhos” e no apoio às famílias e comunidades que acolhem famílias de deslocados”.

Palavras-Chave:
CMAB  •  Cabo Delgado  •  Pemba