Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 21 Out 2020
Presépio de Priscos deste ano foi cancelado
Iniciativa teria em 2020 a sua XV edição, adiada agora para 2021.
  © Hugo Delgado

A XV edição do Presépio de Priscos, que teria lugar no final do ano de 2020, foi cancelada, em virtude da pandemia de Covid-19.

"Em consulta com os nossos figurantes, explorámos todas as opções para a realização do Presépio ao Vivo de Priscos em segurança este ano, mas acabámos por descobrir que o melhor caminho a seguir é o de adiar para 2021. É com muita tristeza, mas também com grande sentido de responsabilidade que perante o cenário de perigo de contágio pelo COVID-19 (coronavirus), e assumindo o risco que pode constituir a realização de um evento como o Presépio ao Vivo de Priscos, vem por este meio a organização, informar sobre o cancelamento do evento", informou a organização, em comunicado enviado aos órgãos de comunicação.

Os responsáveis apontam os grandes números que envolvem o Presépio – mais de 600 figurantes e entre 100 a 144 mil visitantes – como um dos motivos para maior cautela, assumindo que "seria impossível garantir o cumprimento das medidas preventivas no decorrer da iniciativa".

"Não queremos que a nossa mensagem de vida, esperança, salvação e amor, se transforme em dor, lágrimas e cinzas. E é precisamente por este espírito, pela vontade de celebrar a vida e pela alegria de estarmos juntos que queremos proteger a saúde de todos, adiando o nosso encontro para o próximo ano", afirmam, reconhecendo, no entanto que "o Natal sem presépio não tem o mesmo sabor".

Apesar do cancelamento, a organização, na pessoa do Pe. João Torres, garante que o Natal deste ano, apesar de diferente, "virá com a sua magia da mesma forma" e apela ao respeito pelo trabalho de todos os profissionais de saúde.

"Respeitamos o que nos pedem para fazer e voltaremos, quanto antes, para ficarmos juntos", conclui o sacerdote.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social