Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 28 Out 2020
Papa vai presidir a celebrações com participação “muito limitada” nos próximos meses
O estado de emergência na Itália foi prolongado até 31 de Janeiro de 2021.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Lusa/EPA

O Vaticano anunciou esta quarta-feira que o Papa vai presidir a celebrações com participação “muito limitada” ao longo dos próximos meses na Basílica de São Pedro.

A Santa Sé explica que as celebrações litúrgicas vão ser limitadas à presença de “fiéis individuais”, seguindo a prática assumida desde o reinício das celebrações comunitárias, em Maio, após dois meses de confinamento provocados pela pandemia de Covid-19.

Segundo o Vaticano, as missas vão decorrer com “respeito pelas medidas de protecção previstas, salvo alterações provocadas pela situação sanitária”.

A primeira celebração está marcada para 2 de Novembro, comemoração litúrgica de todos os Fiéis Defuntos, quando o Papa vai presidir a uma eucarista de “forma estritamente privada, sem a participação de fiéis”, no Cemitério ou Campo Santo Teutónico, localizado dentro da Cidade do Estado do Vaticano, a partir das 15 horas portuguesa.

No final, Francisco vai dirigir-se às grutas na Basílica de São Pedro para rezar em memória dos pontífices falecidos.

Já a 5 de Novembro, pelas 11h italianas, o Papa vai presidir à Missa anual pelos cardeais e bispos falecidos nos últimos 12 meses.

Desde segunda-feira que, na Itália, piscinas, ginásios, teatros e cinemas do país estão encerrados com o objectivo de combater a propagação do novo coronavírus. Os bares e restaurantes têm de fechar às 18h. As medidas estarão em vigor pelo menos até 24 de Novembro. O estado de emergência no país foi prolongado até 31 de Janeiro de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
pandemia  •  coronavírus  •  Vaticano
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190