Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 3 Nov 2020
Papa Francisco pede fim da violência após ataque em Viena
O arcebispo de Viena defendeu que “o ódio não deve ser a resposta a este ódio cego”.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Lusa/EPA

O Papa manifestou esta terça-feira “dor e consternação” pelo ataque terrorista que atingiu Viena, capital da Áustria, na noite de ontem, segunda-feira, dia 2 de Novembro, rezando pelas vítimas e seus familiares. 

Francisco enviou um telegrama ao arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schoenborn, no qual expressa a sua “dor” pelas mortes e manifesta a sua proximidade às famílias que perderam entes queridos.

O pontífice, que se mostra “profunda impressionado” com este acto de violência, confia as vítimas “à misericórdia de Deus”, implora “que a violência e o ódio cessem e que seja promovida a coexistência pacífica”.

Também através do Twitter, o arcebispo de Viena defendeu que “o ódio não deve ser a resposta a este ódio cego”. O cardeal Schoenborn afirmou a continuidade “no caminho da comunidade, da solidariedade e da preocupação”, colocando estes como os valores que moldaram a Áustria, e anunciou noutro tweet a celebração de uma missa de sufrágio pelas vítimas, hoje, na Catedral de Santo Estêvão.

Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou o atentado ocorrido em Viena e realçou que “a liberdade religiosa é um valor fundamental”. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou mensagem de condolências e repúdio ao seu homólogo austríaco, Alexander Van der Bellen.

O ataque começou com um tiroteio numa rua do centro de Viena, onde fica a sinagoga principal da capital austríaca – então fechada –, próxima de uma área de bares. Pelo menos quatro pessoas morreram e 17 ficaram feridas. Um dos feridos é luso-luxemburguês.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190