15 outubro 2021

Moderadores de pastoral das escolas católicas estiveram reunidos

DACS com Dep. Igreja no Ensino

A reunião, promovida pelo Departamento da Presença da Igreja no Ensino, contou com a presença de sete escolas.

Os moderadores de pastoral das escolas católicas da Arquidiocese de Braga reuniram-se no dia 13 de Outubro no Centro Pastoral diocesano para iniciar juntos a caminhada deste ano lectivo.

A reunião, promovida pelo Departamento da Presença da Igreja no Ensino, contou com a presença de sete escolas, tendo como ponto de partida uma breve partilha sobre o estado de ânimo de cada moderador, o ambiente da própria escola e as actividades pastorais já concretizadas nestes primeiros dias de aulas.

O director do departamento expôs, de seguida, o calendário de actividades previstas para este ano lectivo em relação directa ou indirecta com a missão do moderador de pastoral.

Para concretizar a agenda deste ano, e na sequência de algumas das propostas da última reunião de moderadores do ano anterior, foram apresentadas algumas actividades prioritárias, tais como a vivência do Advento e do Natal, a vivência da Quaresma e da Páscoa, a celebração do Dia da Escola ou do Fundador e a preparação da Jornadas Mundial da Juventude em 2023.

Após um espaço de diálogo e recolha de sugestões, foram constituídas equipas para as duas primeiras actividades, com representantes das várias escolas presentes, para preparação dos materiais a partilhar, em cada um desses tempos litúrgicos, por todas as escolas.

Cada escola irá oferecer também às restantes uma reflexão sobre o próprio Fundador ou Dia da Escola. Para a JMJ foram sugeridas algumas ideias para reflectir e operacionalizar numa próxima reunião.

O Departamento lembrou ainda a vantagem de trabalhar a catequese e celebrações de cada escola em sintonia com as paróquias.