5 março 2013

ARQUIDIOCESE CELEBRA 90.º ANIVERSÁRIO DE D. EURICO

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A Arquidiocese de Braga promove amanhã, dia 6 de março, uma homenagem ao seu Arcebispo Emérito, D. Eurico Dias Nogueira, que completa 90 anos de vida. Esta iniciativa compreende uma missa solene na Sé Primaz, pelas 17h30, e um momento de convívio com o cl

\nA Arquidiocese de Braga promove amanhã, dia 6 de março, uma homenagem ao seu Arcebispo Emérito, D. Eurico Dias Nogueira, que completa 90 anos de vida.
Esta iniciativa compreende uma missa solene na Sé Primaz e um momento de convívio com o clero arquidiocesano.
A eucaristia, marcada para as 17h30, vai ser transmitida em direto, como habitualmente, no site da Arquidiocese de Braga.
O momento de convívio, que decorre após a celebração, está agendado para o Seminário Conciliar, onde o Arcebispo Emérito reside, e tem confirmadas, desde já, as presenças de todos os arciprestes da Arquidiocese.
D. Eurico Dias Nogueira nasceu em Dornelas do Zêzere, concelho de Pampilhosa da Serra e diocese de Coimbra, a 6 de Março de 1923. Fre­quentou o Seminário de Coimbra de 1934 a 1944, sendo ordenado sacerdote em 22 de Dezembro de 1945. Foi nomeado titular de Vila Cabral (actual Lichinga), Moçambique, no dia 10 de Julho de 1964. Em 19 de Fevereiro de 1972 foi transferido para Sá da Bandeira, Angola, tendo o Santo Padre, em 03 de Fevereiro de 1977, aceitado o seu pedido de resignação desta Diocese. D. Eurico assumiu também, entre 1975 e 1977, a Administração Apostólica da nova Diocese de Pereira de Eça (atual Onjiva), no sul de Angola.
Foi Arcebispo Primaz quase 22 anos, tendo sido nomeado a 5 de Novembro de 1977. Da sua ação destaca-se a reconstrução dos Seminários e a realização de um sínodo diocesano. Entregou a Arquidiocese de Braga ao sucessor, D. Jorge Ortiga, no dia 18 de Julho de 1999. No dia 20 de Abril de 2000 foi nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico de Braga em 2.ª Instância.
Recorde-se que, há precisamente um ano, D. Eurico Dias Nogueira foi alvo de uma homenagem no Tesouro-Museu da Sé de Braga, assinalada com a realização de uma exposição intitulada “D. Eurico: memória e gratidão”, na qual constava o legado pessoal oferecido a esta instituição cultural arquidiocesana.