Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 8 Jun 2013
PEREGRINAÇÃO DA SENHORA DA FÉ EM VIEIRA DO MINHO
Depois de seis meses em peregrinação pelas comunidades paroquiais do arciprestado, a imagem de Nossa Senhora da Fé, padroeira do arciprestado de Vieira do Minho, vai ser amanhã protagonista de mais uma peregrinação, que, este ano, se realiza no segundo domingo de junho.

8

Esta caminhada mariana, que costuma arrastar os fiéis das 22 paróquias do arciprestado até ao alto do monte de Cantelães, costumava realizar-se no primeiro domingo de junho, mas, dado que coincidia com a peregrinação arquidiocesana ao Sameiro, foi resolvido alterar a data. Por isso mesmo, o arciprestado regozija com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que vai presidir à peregrinação, algo que é inédito na história deste arciprestado.

Recorde-se que a imagem mariana iniciou a sua peregrinação no dia 29 de dezembro, na paróquia de Eira Vedra, terminando oficialmente este domingo, com a realização da peregrinação arciprestal até ao santuário mariano de Cantelães.

A passagem da padroeira pelas 22 paróquias de Vieira do Minho foi oportunidade para agendar diversas iniciativas e celebrações. Para além de eucaristias, terços e adorações eucarísticas, decorreram procissões, visitas a doentes e idosos e pregações.

A peregrinação, com início marcado para as 09h30 junto à igreja de Vieira do Minho, deve atingir o santuário por volta das 11h00, altura em que vai decorrer uma missa campal. A Cruz Alta do santuário, local da celebração, marca o final do percurso.
No final da Eucaristia realiza-se uma pequena procissão para deixar a imagem na capela do santuário, terminando com uma bênção e consagração ao Sagrado Coração de Maria.
As celebrações em honra de Nossa Senhora da Fé, que se iniciaram na última quarta-feira com um tríduo preparatório, vão contar ainda com uma procissão de velas, esta noite, desde Cantelães até à igreja da vila, de onde sai a peregrinação no domingo.

Recorde-se que o santuário da Senhora da Fé situa-se na freguesia de Cantelães, no cimo do monte de Santa Cecília. Detém uma capela, de feição barroca, construída em 1759 após o aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora, perto do atual recinto.
Junto ao santuário existe ainda uma cruz de elevada dimensão, que pode ser avistada da vila, e ainda um nicho construído no tronco de uma árvore que alberga a imagem de Nossa Senhora.

Peregrinação pelas paróquias «superou expetativas»

Em entrevista ao programa “Ser Igreja”, magazine semanal da Arquidiocese de Braga na rádio Sim, o Arcipreste de Vieira do Minho reconheceu que esta iniciativa «superou todas as expetativas», revelando até que «as pessoas se entusiasmaram» com a presença da imagem mariana nas suas comunidades.

«Não é algo para repetir todos os anos, mas periodicamente penso que é uma boa solução pastoral», referiu o padre Alcino Dias da Silva.

Sublinhando que esta peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Fé pelo arciprestado teve como intenção «a celebração do Ano da Fé», o Arcipreste de Vieira do Minho salientou o facto deste ser «o único santuário dedicado a Nossa Senhora da Fé»

«Porque não colocar esta devoção ao serviço da evangelização do nosso arciprestado», questionou, recordando que, dentro da Igreja, parece existir «um certo medo em dizer que Nossa Senhora ultrapassa o próprio Jesus Cristo no capítulo da devoção».

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva