14 junho 2013

SAMEIRO FAZ HOJE 150 ANOS

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A história do santuário do Sameiro começou há precisamente 150 anos. Foi no dia 14 de junho de 1863 que foi solenemente lançada a primeira pedra do que viria a ser um grande monumento em honra da Imaculada Conceição, cujo dogma havia sido definido nove anos antes pelo Papa Pio IX.

Depois das comemorações se terem iniciado com a peregrinação arquidiocesana, amanhã, pelas 21h30, realiza-se um concerto comemorativo dos 150 anos do santuário, que vai contar com a participação já confirmada dos grupos corais de S. João de Ponte, Vinhós e S. Joao Batista de Vila do Conde. No final do concerto vai ter lugar uma sessão de fogo de artifício piro-musical sobre a esplanada do santuário.

O programa das celebrações continua domingo com uma celebração solene, na qual vai ser particularmente recordado o Papa João Paulo II, o único Chefe da Igreja que visitou o Sameiro.

Pelas 15h30, decorre uma procissão desde a rotunda do Papa até à cripta, onde vai decorrer a eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Esta celebração vai ficar marcada pela presença de uma relíquia do Beato João Paulo II, que vai acompanhar as celebrações, sendo depois colocada em veneração na basílica do santuário.

Recorde-se que a primitiva estátua do santuário, cujo lançamento da primeira pedra dá mote a estas comemorações, foi o primeiro monumento do santuário. A iniciativa partiu do padre bracarense Martinho Pereira da Silva, que pretendia comemorar a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, que aconteceu a 8 de dezembro de 1854.
Segundo se conta, esta estátua mariana, cujos restos estão expostos na cripta, tinha uma altura de 14 palmos e foi esculpida em mármore branco de uma só pedra. A misteriosa implosão da estátua, ocorrida na noite de 9 de janeiro de 1883, fez crescer o número de devotos e transformou o Sameiro num dos principais centros de peregrinação de Portugal.

Atualmente é considerado o segundo maior santuário mariano português, depois de Fátima, e um dos mais importantes destinos de peregrinação do norte do país.

Papa Francisco enviou mensagem de felicitação

O Papa Francisco enviou uma mensagem de felicitação ao santuário do Sameiro, na sequência das comemorações dos 150 anos da sua fundação.

O anúncio foi feito pelo cónego José Paulo Abreu, que confirmou a leitura desta missiva papal no final da celebração solene que decorre na tarde de domingo.

«Esperamos que seja um momento de festa porque há um orgulho grande por termos este santuário entre nós», sublinhou, acrescentando que aguarda uma adesão positiva dos peregrinos do santuário.

Sublinhando a importância deste «momento grande» na vida do Sameiro, o vigário geral da Arquidiocese salientou a «presença palpável do Papa João Paulo II» cuja relíquia oferecida ao santuário vai estar exposta durante a eucaristia, sendo depois colocada em veneração permanente na basílica do santuário.

Instado ainda a comentar o projeto de reconstrução do primitivo monumento em honra da Imaculada Conceição, o responsável máximo deste santuário mariano afirmou que «faltam mecenas para o concretizar».

«Ainda não desistimos», asseverou, referindo em seguida que o desejo é que este monumento seja inaugurado ainda em 2013, integrando-se assim nas comemorações dos 150 anos do santuário.