4 julho 2013

BODAS DE DIAMANTE SACERDOTAIS DO PE. FRANCISCO DIAS DE AZEVEDO

Fotografia

O Pe. Francisco Dias de Azevedo completou no passado dia 2 de julho 60 anos de vida sacerdotal. A comemoração desta data ocorrerá na Eucaristia do primeiro sábado do mês, dia 6, pelas 19h00 na igreja de Balasar, Póvoa de Varzim, numa celebração presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O sacerdote de 85 anos de idade, natural da freguesia de Santa Maria de Oliveira, concelho de Vila Nova de Famalicão, foi ordenado no ano de 1953. Embora permanecesse na paróquia de Castelões por 3 anos, foi à paróquia de Balasar que o Pe. Francisco Azevedo dedicou a sua vida. Aqui, promoveu o desenvolvimento da animação pastoral e litúrgica, com especial atenção à música.

Em 1956, um ano após a morte da Beata Alexandrina, o Arcebispo de Braga de então – D. Francisco Maria da Silva – nomeou-o pároco de Santa Eulália de Balasar. Abraçou com toda a coragem a Causa de Alexandrina Maria da Costa: iniciou e concluiu todo o Processo para a Beatificação. Para a difusão da vida e mensagem da Beata Alexandrina, deu nova vida ao “Boletim de Graças”. Incansavelmente, convicto da verdade da Causa, no dia 25 de abril de 2004 viveu a alegria da beatificação de Alexandrina Maria da Costa.

NOTA BIOGRÁFICA:

1928 | Pe. Francisco Dias de Azevedo nasceu no dia 23 de janeiro em Oliveira, Sta. Maria, V.N. Famalicão

1941 | Entrou para o seminário de Braga.

1953 | Recebeu a Ordenação Sacerdotal, na capela do Seminário Conciliar de Braga, a 2 de julho. Nesse ano, foi nomeado Pároco de Castelões, V.N. de Famalicão, permanecendo até setembro de 1956.

1956 | A 30 de setembro, inicia as suas funções de Pároco na paróquia de Sta. Eulália de Balasar.

1968 | Funda o Grupo Coral Litúrgico de Balasar, em 1968. Fundou e ensaiou o Grupo Coral da paróquia de Rio Mau, Vila do Conde. Promoveu e foi responsável pela construção da atual residência paroquial.

1978 | Realiza obras de restauro e ampliação na igreja paroquial. Nesse ano, o corpo de Alexandrina é trasladado para a Igreja paroquial.

Adquiriu o terreno do centro pastoral; terreno e casa da ponte; casa e terreno junto do adro da Igreja.

2004 | Em julho, é dispensado dos serviços paroquiais de Balasar.