10 julho 2013

ACÇÃO CATÓLICA RURAL REALIZA ENCONTROS NACIONAIS NA ARQUIDIOCESE

Ação Católica Rural

No próximo sábado, dia 13 de julho, realizar-se-á a Assembleia Nacional de Delegados da Acção Católica Rural (ACR) com a presença de duzentos participantes, representantes dos grupos de base do movimento implementados em dezasseis dioceses. Para que os tr

No próximo sábado, dia 13 de julho, realizar-se-á a Assembleia Nacional de Delegados da Acção Católica Rural (ACR) com a presença de duzentos participantes, representantes dos grupos de base do Movimento implementados em dezasseis dioceses do continente, Madeira e Açores. O elevado número de participantes nesta reunião magna da ACR, superando as expectativas iniciais, é um sinal de esperança e de vitalidade do Movimento. E para que os trabalhos possam decorrer nas melhores condições, o local do encontro foi alterado para a Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, cuja direção gentil e prontamente anuiu a cedência do espaço.

Nesse encontro far-se-á a avaliação pastoral do triénio 2010-2013, será definido o programa pastoral para o triénio seguinte (2013-2016) e decorrerá a eleição da nova Equipa Nacional.

As Jornadas Nacionais da Acção Católica Rural acontecerão no dia 14 de julho, no santuário do Sameiro, e serão um momento celebrativo por excelência de toda a Família ACR. São esperadas duas mil pessoas vindas do continente, da Madeira e dos Açores.

O programa das Jornadas contempla, da parte de manhã, atividades diversificadas em ateliers dirigidos às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesses ateliers decorrerão atividades lúdicas, exposições, fóruns na Internet e será “escrito à mão” um livro com passagens significativas de alguns documentos do Vaticano II. Desta forma procurar-se-á celebrar os 50 anos do Concílio.

Ponto alto das Jornadas será a eucarística presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Jorge Ortiga, às 11.00h na cripta do Sameiro. Nessa celebração, os delegados presentes na Assembleia Nacional de Delegados, realizada no dia anterior, proclamarão solenemente os compromissos assumidos no referido encontro.

Após o almoço, haverá um momento muito especial dedicado à Revista “Mundo Rural” que, publicada ininterruptamente desde 1963, realizou e continua a realizar um papel fundamental na evangelização, formação e informação dos militantes e simpatizantes da ACR. Cinquenta anos é uma idade bonita que deve ser dignamente assinalada e comemorada.

Outro momento significativo das Jornadas Nacionais serão as apresentações diocesanas tendo como pano de fundo o Ano da Fé. Cada diocese apresentará, de forma criativa, um artigo do Credo, expressando a riqueza da fé cristã professada, celebrada, vivida e rezada no Movimento.

A Acção Católica Rural (ACR) é um Movimento formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças. Obedece às caraterísticas gerais da Acção Católica e dedica-se de forma organizada à evangelização e promoção do meio rural, sendo estas ações fruto do método de Revisão de Vida (ver, julgar, agir). Tem como fim imediato a evangelização do seu Meio, anunciando e testemunhando Jesus Cristo às pessoas do Meio Rural, através da ação dos seus militantes e ainda promovendo a formação cristã das consciências, descobrindo e aprofundando as razões de pensar e agir cristãmente, nas diversas circunstâncias da vida. Atualmente, a ACR conta com cerca de cento e vinte grupos de base e mil e quinhentos militantes. A ACR é membro fundador da FIMARC (Federação Internacional de Movimentos de Adultos Rurais), criada em 1964.

Na diocese de Braga, a ACR é formada por trinta e cinco grupos, espalhados por seis concelhos num total de vinte paróquias. Existem catorze grupos de adultos, oito grupos de jovens, nove grupos de adolescentes e quatro grupos de pequeninos. O movimento assiste a um grande rejuvenescimento, uma vez que já são em maior número os grupos formados por pessoas mais novas.