8 agosto 2013

BARCELOS PEREGRINA À FRANQUEIRA

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O arciprestado de Barcelos peregrina este domingo ao alto da Franqueira, naquela que é a sua peregrinação mariana arciprestal. A caminhada tem início às 08h00 na igreja Matriz de Barcelos, seguindo em procissão até ao santuário.

A missa campal, no alto da Franqueira, está prevista para as 10h30 e será presidida pelo Bispo auxiliar D. António Moiteiro. No final da Eucaristia tem lugar um almoço convívio oferecido pela confraria. A peregrinação anual a este santuário realiza-se sempre no segundo domingo de agosto, envolvendo milhares de devotos de Nossa Senhora da Franquei- ra. Trata-se de uma das mais grandiosas manifestações religiosas no Minho.

Este santuário mariano, segundo a tradição, tem a sua origem numa pequena ermida que não seria mais que a atual capela-mor e teria sido mandada erigir por D. Egas Moniz, tutor do primeiro Rei de Portugal.