8 outubro 2013

CONSAGRAÇÃO DO MUNDO A NOSSA SENHORA NO SAMEIRO

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O santuário do Sameiro promove este fim de semana uma grande celebração mariana que tem como objetivo associar-se à consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, que vai acontecer no próximo dia 13 de outubro, pelas 11h30 (hora de Portugal).

Esta grande celebração eclesial foi promovida pelo Papa Francisco e vai fazer deslocar a imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na capelinha das aparições para a Praça de S. Pedro, no Vaticano.

Querendo este santuário mariano bracarense associar-se a esta efeméride, vai ser promovida uma peregrinação ao Sameiro, declarado como «coração do Minho» por D. Jorge Ortiga, para a qual estão convocados todos os cristãos bracarenses.

Esta celebração vai contar com dois momentos distintos. No sábado, dia 12 de outubro, realiza-se, pelas 21h00, uma peregrinação nocturna entre o Bom Jesus e o Sameiro, sob o lema “com Maria, além da noite”.

No dia seguinte, domingo, poucas horas depois da celebração que o Papa Francisco vai presidir no Vaticano, a cripta do Sameiro acolhe a partir das 15h00, um terço seguido da consagração do mundo a Nossa Senhora. Em seguida, pelas 16h00, decorre a eucaristia solene, que vai contar com a animação litúrgica dos Arautos do Evangelho.

Recorde-se que o Papa Pio XII já tinha realizado a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria em 1942 e 1952, tendo como pano de fundo o sofrimento provocado pela II Guerra Mundial. Em 1984, foi a vez do Papa João Paulo II efetuar a mesma consagração.

A imagem da Capelinha das Aparições este no Vaticano a 8 de outubro do ano 2000, quando João Paulo II decidiu consagrar o novo milénio à Virgem Maria.

Sameiro continua angariação pelo telhado da basílica

Entretanto, a Confraria do Sameiro juntamente com o Grupo de Voluntários de Nossa Senhora do Sameiro continua a promover iniciativas tendo em vista a angariação de fundos para suportar as obras do telhado da basílica.

Desta feita, na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, vai realizar-se um concerto, pelas 21h30, no auditório Vita, interpretado pelo grupo “Canto d’Aqui”.

Este grupo musical foi fundado em 1984, desenvolvendo um trabalho de relevo na «pesquisa e divulgação da música tradicional e popular portuguesa», com o objetivo de «manter viva a nossa cultura musical».

Os ingressos para este concerto, que custam apenas 5 euros, podem ser adquiridos na Casa das Estampas do santuário, no auditório Vita ou nos Serviços Centrais da Arquidiocese, situados na rua de S. Domingos.

Recorde-se que recentemente as obras de reabilitação do telhado e zimbório da basílica do Sameiro ascenderam aos 550 mil euros.