19 fevereiro 2014

BRAGA QUER SEMANA SANTA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Fotografia

A Semana Santa de Braga poderá vir a ser classificada Património Imaterial da Humanidade, garantiu ontem o presidente da Câmara de Braga, que anunciou o início do trabalho de preparação de uma candidatura à UNESCO para granjear tal reconhecimento internacional. Todavia, Ricardo Rio alertou que só daqui a três anos existirá uma «base sustentada» para avançar com tal candidatura. Esta foi a principal novidade revelada ontem, na conferência de imprensa de apresentação do programa quaresmal e das solenidades da Semana Maior daquela que é considerada a maior e mais significativa Semana Santa de Portugal.

«Vamos iniciar agora os trabalhos preparatórios», disse o autarca aos jornalistas presentes na Sala do Cabido da Sé de Braga, perante as entidades que constituem a organização da programação daquela quadra que representa a “época alta turística” de Braga.

O desafio para que a Semana Santa de Braga avançasse para uma classificação da UNESCO já tinha sido lançada à Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, no ano passado, pelo presidente da entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal. Nessa altura, o presidente da comissão, cónego Jorge Coutinho, disse: «o desafio é para se aceitar».

A presença do próprio presidente da Câmara de Braga naquela conferência de imprensa – algo que ninguém se recorda ter acontecido com a anterior gestão autárquica – foi destacada e elogiada por todos os restantes membros da comissão: Cabido da Sé, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, Irmandade de Santa Cruz, Turismo do Porto e Norte de Portugal.

«A Semana Santa é a semana das semanas da vida da cidade de Braga», disse Ricardo Rio, apontando a sua importância para a economia local e regional. «É uma semana em que se afirma, de forma única, o espírito bracarense enquanto comunidade», acrescentou o edil.

Pela importância turística, social e também religiosa, a Semana Santa é encarada pela nova gestão da Câmara de Braga como um «projeto que representa muito» e para o qual, Rio disse ter «disponibilidade para contribuir e apoiar no limite das capacidades».

O autarca defendeu que a promoção do pacote turístico associado à Semana Santa de Braga tenha de ser realizada «de forma muito melhor», com o objetivo de «prolongar o benefício da Semana Santa por todo o ano», defendeu.

Para isso, o presidente da Câmara aponta para a necessidade de existir «um foco permanente na componente religiosa» da cidade, para que possa ser «permanentemente» promovida. E salientou a associação de «fatores relevantes» como são o Bom Jesus, os Caminhos de Santiago, as Festas de S. João e todo o espólio monumental de que a Sé é o expoente máximo.

DM, 19 de Fevereiro de 2014