28 fevereiro 2014

ESPAÇO JACOBEUS COMEMORA 10 ANOS DE PEREGRINAÇÃO

Fotografia

A AEJ comemorou, esta quarta-feira, o seu 10.º aniversário. A data foi celebrada, simbolicamente, com a realização de uma Eucaristia na igreja de Santiago, em Braga.

A AEJ comemorou, esta quarta-feira, o seu 10.º aniversário, anunciou a instituição em nota ao Diário do Minho. A data foi celebrada, simbolicamente, com a realização de uma Eucaristia na igreja de Santiago, em Braga. Depois da Missa, o programa incluiu a apresentação da equipa que ficará responsável pela Delegação da AEJ em Amarante, a realização de um jantar convívio entre os associados e amigos da AEJ e a apresentação do programa das comemorações do 10.º Aniversário, a realizar entre março e outubro do corrente ano.

A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de Santiago (AEJ) é uma associação católica portuguesa de fiéis, com sede em Braga, de âmbito nacional, constituída por peregrinos e amigos do Caminho de Santiago. Esta associação centra a sua atividade, desde 2004, na informação e preparação de peregrinos que pretendam peregrinar a Santiago de Compostela, especialmente percorrendo o Caminho Português de Santiago.

A AEJ é constituída, hoje, por mais de 370 associados, residentes em todo o território nacional, com delegações nos Açores (Ponta Delgada), Amarante, Barcelos, Braga, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Porto e Vila do Conde.

Apesar de se afirmar como associação católica, a AEJ preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística. Em 2 de junho de 2006, a AEJ foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga, sendo ereta canonicamente. Em 14 de dezembro de 2006, a AEJ viu aceite o pedido de agregação à “Archicofradia Universal del Apóstol Santiago”.

DM, 28 de Fevereiro de 2014