6 março 2014

III JORNADAS DE PASTORAL DA CULTURA

Fotografia

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga, em colaboração com a Pastoral Universitária, a Comissão Justiça e Paz e o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, organiza as III Jornadas da Cultura que se realizam no próximo dia 12 de Março de 2014, entre as 18h00 e as 23h00 na Faculdade de Ciências Socias da Universidade Católica.

De acordo com a organização, “as épocas tingem comportamentos, atitudes e valores. Somos fruto de uma época, de um contexto, de uma história. E ao olhar o presente, rapidamente nos apercebemos que as mudanças económicas, as alterações introduzidas nas instituições, o aparecimento de novas formas de trabalho agora mais precarizadas, a destruição do tecido produtivo, etc., alteraram a nossa forma viver e, naturalmente, o nosso bem-estar e felicidade. E o nosso futuro? Serão os mercados a regulá-lo? Seremos governados por entidades sem rosto, sem perdão e sem entendimento?”

Como se pode ler no site da Pastoral Universitária, “a verdade é que se vivem tempos de grande ansiedade coletiva, estigmatizados pela falta de esperança e alegria, uma vez que não se vislumbra um futuro seguro. Antevê-se, isso sim, uma nova sociedade muito marcada pela instabilidade, pela deterioração das condições de emprego, pela maquinização da própria vida, pela contração do consumo e pela falta de proteção social. Que modelo social se anuncia? De que serve os mercados ganharem o mundo inteiro se o ser humano se desfigura? Que futuro se augura para os portugueses?”

Programa preliminar: 18h00 - Sessão de Abertura. I Sessão: A educação como motor do desenvolvimento - Boaventura Sousa Santos (Universidade de Coimbra). Apresentação do Livro: “Se Deus fosse um ativista dos Direitos Humanos” por: Paulo Mourão (Universidade do Minho)

21h00 - II Sessão: Para um novo Modelo Social. João Duque (Presidente do ISEG), moderador: Joaquim Costa (Universidade do Minho). A entrada é livre.

IRS: Consignação 0,5% pode ajudar Instituições Sociais e Eclesiais

Com o início do prazo para a entrega das declarações do IRS, a 1 de março (para trabalhadores dependentes), recordamos que os contribuintes podem doar 0,5% da sua coleta do imposto (o que se paga após deduzir as despesas) a um organismo religioso ou IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).

Tal doação não representa um custo adicional para o contribuinte, uma vez que tal percentagem é retirada do imposto apurado, e pode contribuir para o trabalho da instituição escolhida.

A lista de instituições reconhecidas  pelo Ministério das Finanças para o efeito está disponível no site das Finanças (http://info.portaldasfinancas.gov.pt) e implica apenas preencher o Quadro 9 do Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções), indicando o número de contribuinte e o nome da Instituição.

Nas centenas de instituições reconhecidas pelo Ministério das Finanças, encontram-se diversos Centros Sociais e Paroquiais, Cáritas Diocesanas ou Associações Civis, muitos dos quais na Arquidiocese de Braga.

Regra geral, as Instituições reconhecidas estão preparadas para fornecer apoio e informações sobre o preenchimento desta cláusula na declaração de rendimentos, sendo necessário apenas dirigir-se a uma Instituição vizinha da sua zona de residência.

Igreja Viva, 6 de Março de 2014