1 setembro 2014

Dia do Catequista celebrado no Santuário do Sameiro

DACS/DM

D. Jorge Ortiga preside à conferência de abertura. Actividades diversas pautam o dia 13 de Setembro e fomentam convívio entre catequistas.

No dia 13 de Setembro, Sábado, celebra-se o Dia Arquidiocesano do Catequista no Santuário do Sameiro. O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, abre os trabalhos temáticos do dia.

Em declarações ao Diário do Minho, Rosa Maria Pires, coordenadora do Departamento da Catequese da Arquidiocese de Braga, afirmou esperar cerca de 3.000 catequistas oriundos de todos os Arciprestados da Diocese para o encontro diocesano deste ano.

Com o tema “Viver a Fé”, o evento começa pelas 09h30, com o acolhimento e oração da manhã. Pelas 10h00 inicia-se a conferência de D. Jorge Ortiga, intitulada “Uma Igreja que se diz pela Caridade”.

De acordo com o Diário do Minho, a manhã será preenchida com ateliês temáticos, “tendas de oração” e com a celebração do Sacramento da Reconciliação. Haverá ainda tempo, pelas 11h30, para um painel sobre “A Fé que se faz Vida”, onde estarão representadas instituições com projectos de solidariedade social.  O painel conta também com a participação do Cónego Roberto Mariz, responsável pela gestão do fundo da diocese “Partilhar com Esperança”.

Logo após o almoço, pelas 14h30, os Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos animam o dia com uma actuação musical. A tarde continua com as actividades da manhã e termina com a celebração da Eucaristia, às 16h00.

Esta é já a 14ª edição do evento, que se iniciou em 2001. O mote deste ano foi dado pelo tema do próximo ano pastoral da Arquidiocese de Braga, “Fé Vivida”. O objectivo principal do dia é aprofundar a formação, estimular o convívio entre catequistas e fortalecer o sentido da missão catequética. O dia 13 de Setembro marca também o início do novo ano pastoral.