14 janeiro 2015

Apresentação do Mensageiro eucarístico

Fotografia DACS

Primeiro exemplar da revista eucarística foi publicado há um século.

Em Janeiro completa-se um século sobre a data da publicação do primeiro número do Mensageiro Eucarístico. O Mensageiro foi a única revista eucarística publicada em Portugal durante mais de 50 anos.

O padre Abílio Gomes Correia, pároco de S. Mamede de Este, foi o autor, redactor e administrador da revista.

Recorde-se que a publicação do Mensageiro aconteceu numa época verdadeiramente tortuosa para o país. A República foi proclamada em 5 de Outubro de 1910 e a Lei da Separação entre o Estado Português e a Igreja Católica foi imposta por Afonso Costa em 1911. Pela mesma altura, os feriados religiosos passaram a ser dias de trabalho, mantendo-se apenas o Domingo, para descanso. Os párocos que lessem na igreja a Pastoral Colectiva dos Bispos seriam perseguidos pela Carbonária.

Os actos de culto foram totalmente proibidos e os clérigos não podiam usar traja eclesiástico.

A nível nacional, as finanças iam-se degradando progressivamente, piorando com a Primeira Guerra Mundial.

O padre Abílio, também perseguido pela Carbonária, começou a divulgar a antiga tradição portuguesa da Adoração ao Santíssimo Sacramento através da publicação do Mensageiro. Em poucos anos atingiu mais de 3.000 assinantes de todo o mundo, sendo a publicação recomendada por todos os bispos portugueses.

No Mensageiro, algumas paróquias conseguem encontrar a sua história do século XX, através das crónicas que os seus responsáveis enviavam para serem publicadas na revista.

Através do site https://saomamededeestedebraga.wordpress.com podem ser adquiridas mais informações sobre o Mensageiro Eucarístico.