2 fevereiro 2015

Missionário Espiritano é ordenado Diácono

Fotografia DACS

Celebração foi enquadrada no início do ano dedicado à Vida Consagrada.

Edmilson Dias foi ontem ordenado Diácono no Seminário de Fraião da Congregação Missionária dos Espiritanos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que a enquadrou no início do ano dedicado à vida consagrada e na vigília do aniversário do falecimento do Padre Francisco Libermann, um dos fundadores da congregação.

D. Jorge Ortiga afirmou que esta ordenação deve despertar em todos os cristãos “uma atitude diaconal", ou seja, um espírito de serviço sempre disponível à causa do Evangelho.

Na comemoração estiveram presentes a família e os amigos do novo Diácono, vindos de Cabo Verde e Moçambique, assim como membros da congregação, o que levou o prelado a afirmar que aquele era um momento de uma verdadeira experiência "da universalidade da Igreja".

O Diácono Edmilson Dias é natural da Ilha de S.Tiago, em Cabo Verde, da paróquia de Milho Branco, onde frequentou o Seminário Menor do Espírito Santo. Veio para Portugal tirar o curso de Teologia e o mestrado integrado. Fez um estágio missionário em Moçambique, em Itoculo, e um noviciado europeu em Paris. Actualmente está a acabar o 6º ano do curso de Teologia no Porto e reside em Braga.

O Diácono tem uma nomeação missionária e, depois de ser ordenado sacerdote ainda este ano, voltará como missionário para Moçambique.