8 setembro 2015

"Peregrinação dos Frágeis" ao Sameiro

DACS

Em toda a peregrinação haverá apoio médico e de enfermagem.

No dia 20 de Setembro realiza-se a quarta edição da "Peregrinação dos Frágeis" ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. O Departamento pretende "expressar a solicitude e o compromisso da Igreja de Braga para com os mais fracos ou que mais sofrem".

Esta peregrinação destina-se a pessoas que vivem a deficiência, a dependência, a velhice, a doença física ou psíquica, a solidão, a discriminação, a reclusão, o luto, a marginalidade, o abandono e a institucionalização.

Embora a peregrinação seja denominada “dos Frágeis” qualquer pessoa pode participar, porque "testemunhar a fragilidade do Próximo é a manifestação viva da fragilidade comum à sociedade", refere Carla Santos, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde.

Segundo o Departamento, “são os próprios paroquianos que a cada ano” incentivam a “alimentar-se em mais uma peregrinação”.

“Por questões de ausência de suporte familiar, abandono ou algum tipo de dependência, muitos deles, vêem esta como a única oportunidade de estar com a “Mãe”. Em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, o transporte será assegurado a todos os interessados que estejam dependentes, tendo apenas que se inscrever  na respectiva paróquia”, afirma o Departamento.

A ideia da realização da peregrinação começou em 2012, no enquadramento de um plano de formação para uma pastoral da caridade, na zona pastoral da cidade, mais conhecido por “mais Coração nessas Mãos”. O projecto visa a formação de agentes pastorais (visitadores de doentes, estudantes e profissionais de saúde, legião de Maria, catequistas, conferências Vicentinas) a desenvolver missão a  pastoral junto dos mais frágeis.

Pode consultar aqui a programação.