Arquidiocese

Nova Ágora

CANCELADA

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
9 Nov 2015
Faleceu o Cónego Jorge Coutinho
Faleceu, hoje, dia 9 de Novembro de 2015, o Cónego Jorge Peixoto Coutinho. A missa exequial será celebrada amanhã, terça-feira, às 10h30, na Sé Catedral de Braga.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

É com sentido pesar que a Arquidiocese de Braga informa que faleceu esta noite, 9 de Novembro de 2015, o Cónego Jorge Peixoto Coutinho.

Natural de Alvarães, Viana do Castelo, completou, no passado sábado, 76 anos de idade. Foi ordenado sacerdote a 15 de Julho de 1962 no Seminário da Arquidiocese de Braga.

O Cónego Jorge Coutinho dedicou toda a sua vida ao ensino, à investigação e à formação dos seminaristas. Em 1970 foi nomeado vice-reitor do Seminário Conciliar.

Movia-o também um zelo particular pelos mais desfavorecidos, como testemunham os anos em que foi capelão do Colégio de S. Caetano e Presidente da Assembleia Geral da Fraternidade Sacerdotal.

As licenciaturas em Filosofia pela Gregoriana em Roma (1965) e em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1974) deram ao Prof. Jorge Coutinho as bases sólidas para prosseguir com o seu doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga. Escolheu para tema de dissertação "O pensamento de Teixeira de Pascoaes". 

Ao nível académico, leccionou diversas disciplinas, tais como Filosofia, Filosofia do Conhecimento, História da Filosofia e Teologia Filosófica. Publicou três livros, sendo o mais recente "Caminhos da razão no horizonte de Deus. Sobre as razões de crer" (2010). Mas deixou-nos, ao mesmo tempo, dezenas de artigos, recensões e conferências. 

Em 1985 foi eleito cónego capitular do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense e, em 2003, Arcediago do Cabido. Neste domínio, é de sublinhar o enorme contributo que o Cónego Jorge Coutinho deu, por vários anos, à organização da Semana Santa, o que lhe valeu o reconhecimento das mais diversas instituições eclesiais e civis.

A missa exequial será celebrada amanhã, terça-feira, às 10h30, na Sé Catedral de Braga, indo depois a sepultar em Alvarães, Viana de Castelo, onde será celebrada eucaristia na quarta-feira às 10h.

O corpo do Cónego Jorge Coutinho estará ainda em câmara ardente esta tarde, na Sé de Braga, a partir das 14h30.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190