Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
18 Nov 2015
Comunicado da Arquidiocese de Braga
Comunicado sobre a Fraternidade Missionária Cristo - Jovem

Atendendo às notícias veiculadas esta tarde por alguns órgãos de comunicação social, a Arquidiocese de Braga gostaria de esclarecer o seguinte:

1. A Fraternidade Missionária Cristo - Jovem é uma Associação de Fiéis com estatutos aprovados a 24 de Janeiro de 1978 pela Arquidiocese de Braga.

2. Esta Fraternidade nasceu de um movimento para jovens que, posteriormente, construiu um edifício em Requião, Vila Nova de Famalicão. No segundo Domingo de cada mês, esta casa é aberta ao público e muitas pessoas participam em actos formativos e litúrgicos.

3. A Arquidiocese foi informada por ex-membros da Fraternidade Cristo - Jovem, em finais do ano passado, de presumíveis anomalias na vida quotidiana da comunidade.

4. Perante esta denúncia, a Arquidiocese de Braga iniciou uma investigação interna e contactou com as pessoas residentes. As irmãs sempre manifestaram plena liberdade na sua estadia.

5. Foi indicado, ao mesmo tempo, um sacerdote para acompanhar mais de perto a vida da Fraternidade Cristo - Jovem. Deslocou-se semanalmente à comunidade, dedicou tempo a conversas pessoais com as irmãs residentes e iniciou a elaboração de um relatório contendo as informações necessárias em ordem a uma oportuna decisão.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social