7 dezembro 2015

Jubileu da Misericórdia: Abertura da Porta Santa

DACS

Celebração decorre no dia 13 de Dezembro com a abertura da Porta Santa (Porta do Sol) na Sé Catedral.

O dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, marca a abertura do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco.

"Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o acto último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes", escreveu o Pontífice na Misericordiae Vultus, a bula de proclamação do Ano Santo.

No dia 13 de Dezembro será aberta uma Porta Santa na Sé Catedral. A porta escolhida foi a do Sol. "Normalmente, a Porta Santa, símbolo de Cristo que nos convida a entrar no seu coração misericordioso que se entrega pelos outros até ao derramar da última gota de sangue, é a porta principal. Fizemos uma outra opção. A nossa Catedral tem uma porta chamada «Porta do Sol», que habitualmente está fechada, apesar da sua beleza arquitectónica. Com esta atitude, estamos a reconhecer que a sociedade hodierna vive mergulhada numa terrível noite que gera apreensão. Acontecimentos à escala mundial, como o terrorismo e o fundamentalismo, manifestam isso mesmo", explicou o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Programação:

11h00 | Igreja de S. Paulo: Ritos iniciais