Arquidiocese de Braga -

29 abril 2007

Oração Diária em Família

Default Image
Fotografia

Pastoral Familiar

Semana da Vida

\nA família celebra o evangelho da vida com a oração diária, individual e familiar: nela agradece e louva o Senhor pelo dom da vida e invoca luz e força para enfrentar os momentos de dificuldade e sofrimento, sem nunca perder a esperança. Mas a celebração que dá significado a qualquer outra forma de oração e de culto é a que se exprime na existência quotidiana da família, quando esta existência é feita de amor e doação (EV 93).
Felicidade humana, preocupação de Deus

Introdução
Parece estranho que o Deus de Jesus Cristo se preocupe com a felicidade humana, mas o mistério da Encarnação e Redenção não nos revelam outra coisa: Deus em Seu Filho toma a iniciativa de vir até nós, porque nos ama e quer-nos tornar participantes da sua vida divina.
O Salmo 8 confronta-nos com o paradoxo da pequenez e grandeza do ser humano em Deus – «Que é o homem para que dele cuideis, o filho do homem para dele Vos ocupardes? Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes...».
Jesus faz luz sobre o que somos em Deus, para Deus e uns para os outros. Decifra o indecifrável desde todos os tempos... abre-nos ao dom da filiação divina e da fraternidade humana.
Deus conferiu ao homem uma dignidade quase divina. Em cada criança que nasce e em cada criança que vive ou morre, reconhecemos a imagem da glória de Deus: nós celebramos esta glória em cada homem, sinal do Deus vivo, ícone de Jesus Cristo.
Somos chamados a exprimir assombro e gratidão pela vida recebida como dom, e a acolher, saborear e comunicar o Evangelho da vida (EV 84).
Se somos filhos de Deus e irmãos em Cristo, é normal que a infelicidade do homem toque a natureza divina e a humana. Deus compromete-nos com Ele na construção da felicidade de todos e cada um.
Incrível que pareça, este problema de Deus – a felicidade do homem – está implicado nos nossos gestos e atitudes. Eles dão visibilidade e rosto a essa preocupação de Deus. Em Jesus, Deus identifica-Se com cada pessoa humana: «O que fizestes ao mais pequeno dos meus irmãos a Mim o fizestes» (Mt 25,40). Neste sentido o problema de Deus é também o nosso.
1º dia – Domingo, 13 de Maio
Texto para reflexão
Vida – dom recebido
A família tem a ver com os seus membros durante toda a existência de cada um, desde o nascimento até à morte. Ela é verdadeiramente «o santuário da vida [...], o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida, protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico». Por isso o papel da família é determinante e insubstituível na construção de uma cultura da vida (EV 92).
Para a reflexão
(Em vez do comentário que se segue podem, em família, folhear-se alguns jornais e realçar situações de desrespeito, violência, guerra, corrupção...).
As imagens e cenas violentas que nos entram em casa, as notícias todos os dias registadas nas páginas da imprensa, dizem-nos que, neste mundo, a vida humana está a ser muito mal tratada.
Há quem mate, há quem não deixe vir as crianças à luz do dia, há pais que abandonam os filhos; há filhos que abandonam os pais; outros há que abusam deles e usam de violência com eles; há tráfico de seres humanos; há violência doméstica, há guerra, há fome, há corrupção; há vidas destruídas pela droga, há vidas sem sentido vivendo na procura obsessiva do prazer fugaz; há filhos que abandonam os pais e os deixam na solidão; há famílias destruídas pela separação; há suicídios etc.
Consciente do aumento dos sinais da cultura da morte, João Paulo II, em 1991, propôs aos cristãos que celebrassem, anualmente, um Dia em Defesa da vida. A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que se dedicasse a esta causa não um dia, mas uma semana.
Em família, ao longo desta semana, rezaremos para que a vida seja reconhecida, respeitada e defendida. Pois a vida de cada um diz respeito a todos.
Porque é dom de Deus, a vida é inviolável. O Deus da vida quer-nos comprometidos com a vida e não com a morte. É do lado da vida que está a felicidade de cada pessoa.
Para a oração
- Vamos pedir a Jesus que, em cada família, a vida humana seja acolhida, amada, respeitada e protegida. (tempo de silêncio)
- Que cada membro se sinta responsável, cuide e respeite a vida dos restantes. (silêncio)
- Peçamos a Deus que nos dê a sabedoria para reconhecermos que cada pessoa é uma dádiva de Deus ao mundo e, por isso, é digna de respeito e de amor. (silêncio)
- Pai-Nosso... (de mãos dadas, em união profunda)
Oração conclusiva
Nós Te louvamos Senhor, pela família, reflexo do teu amor.
Que cada família, na terra, se torne um santuário de vida e amor.
Que o teu Espírito oriente os pensamentos e obras dos cônjuges para que a vida seja mais acolhida, amada e respeitada
e cada pessoa experimente e descubra a verdadeira felicidade.
Ámen.
2º dia – Segunda-feira, 14 de Maio
Texto para reflexão
Vida – um paradoxo – grandeza e pequenez
Nós devemos celebrar a Vida eterna, da qual procede qualquer outra vida. Dela recebe a vida, na proporção das respectivas capacidades, todo o ser que, de algum modo, participa da vida. Essa Vida divina que está acima de qualquer vida, vivifica e conserva a vida. Toda a vida e qualquer movimento vital procedem desta Vida que transcende cada vida e cada princípio de vida (EV 83).
Para a oração
- Agradeçamos a Jesus o dom da vida de cada um de nós (dizer os nomes de cada um) e agradeçamos o dom da fé que nos abre à Vida divina.
- Peçamos perdão a Deus por todas as vezes que não tratámos bem a vida, a nossa e a dos outros, e por não reconhecermos que a vida provém d’Ele.
- Pai-Nosso... (reparando sobretudo nas expressões: Pai-Nosso e santificado seja o vosso Nome)
Oração conclusiva
Nós Te louvamos e bendizemos ó Pai,
que em Jesus nos revelastes
que a grandeza e a felicidade do homem reside no facto de sermos teus filhos.
Reforça no amor e na fé todas as famílias
e dá-lhes a graça de procurar a verdadeira Vida
e de reconhecer o carácter sagrado de cada vida humana,
construindo a partir daí a sua felicidade.
Ámen.
3º dia – Terça-feira, 15 de Maio
Texto para reflexão
Vida feliz – exige: responsabilidade, acolhimento, amor, cuidados especiais e protecção
A família cumpre a sua missão de anunciar o Evangelho da vida, principalmente através da educação dos filhos. Pela palavra e pelo exemplo, no relacionamento mútuo e nas opções quotidianas, e mediante gestos e sinais concre-tos, os pais iniciam os seus filhos na liberdade autêntica, que se realiza no dom sincero de si, e cultivam neles o respeito do outro, o sentido da justiça, o acolhimento cordial, o diálogo, o serviço generoso, a solidariedade e os demais valores que ajudam a viver a existência como um dom (EV 92).
Para a oração
- Agradeçamos a Deus o carinho, o amor, o cuidado e toda a dedicação que recebemos dos nossos pais (cada um é convidado a dizer “obrigado” aos restantes): “obrigado... pelo que és para mim e por tudo o que recebo de ti”.
- Lembremos ao Senhor os pais que não dão carinho, amor e atenção aos filhos, para que Deus desperte a sua sensibilidade e os torne mais responsáveis na tarefa educativa de seus filhos, da qual depende também a sua felicidade. (silêncio)
- Rezar juntos esta oração (um enuncia e todos repetem três vezes): Mes Deus eu Te amo e Te agradeço todos os benefícios...
Oração conclusiva
Senhor Jesus,
torna o nosso coração sensível ao dom da vida.
Que cada criança que vem à luz do dia
possa ter a alegria de conhecer os seus pais,
e possa ser educada com amor, com arte e com um enorme respeito.
Ámen.
4º dia – Quarta-feira, 16 de Maio
Texto para reflexão
Vida feliz – A felicidade está mais no dar
A celebração do Evangelho da Vida requer a sua concretização sobretudo na existência quotidiana, vivida no amor pelos outros e na doação. Assim, toda a nossa existência se tornará acolhimento autêntico e responsável do dom da vida e louvor sincero e agradecido a Deus que nos fez esse dom. É o que sucede com tantos gestos de doação, frequentemente humilde e escondida, cumpridos por homens e mulheres, crianças e adultos, jovens e idosos, sãos e doentes (EV 86).
É precisamente através da ajuda prestada ao faminto, ao sedento, ao estrangeiro, ao nu, ao doente, ao encarcerado – como também à criança ainda não nascida, ao idoso que está doente ou perto da morte – , que temos a possibilidade de servir Jesus, como Ele mesmo declarou: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes» (EV 87).
Para a oração
- Agradeçamos a Deus todas as pessoas que nos deram e continuam a dar Vida (cada um pode dizer um nome). (silêncio)
- Que Jesus nos ensine a dar a vida a cada pessoa, a sermos dádiva uns para os outros em gestos de ajuda, escuta, compreensão e ternura. (silêncio)
- Maria, que se colocou ao serviço de sua prima, quando ela necessitava, nos ensine a cuidar uns dos outros com generosidade e gratuidade, como quem cuida de um irmão. (silêncio)
- Pai-Nosso... (de mãos dadas)
- Ave-Maria...
Oração conclusiva
Ajuda-nos Senhor, a compreender e a viver o dom da fraternidade humana que procede da filiação divina e nos torna mais humanos e mais irmãos.
Ajuda-nos a viver a oração do Pai-Nosso, sentindo que cada pessoa não é um estranho, mas um irmão para amar e cuidar, pois é no dar e no dar-me que a felicidade me chega como retorno. Ámen.
5º dia – Quinta-feira, 17 de Maio
Texto para reflexão
Vida – um dom para a felicidade de todos
De facto, não é possível construir o bem comum sem reconhecer e tutelar o direito à vida, sobre o qual se fundamentam e desenvolvem todos os restantes direitos inalienáveis do ser humano. Nem pode ter sólidas bases uma sociedade que se contradiz radicalmente, já que por um lado afirma valores como a dignidade da pessoa, a justiça e a paz, mas por outro aceita ou tolera as mais diversas formas de desprezo e violação da vida humana, sobretudo se débil e margi-nalizada. Só o respeito pela vida pode fundar e garantir bens tão preciosos e necessários à sociedade como a democracia e a paz (EV 101)
Para a oração
- Agradeçamos a Deus todas as pessoas que, à semelhança de Jesus, entregam a sua vida, gratuitamente, para que muitos tenham vida. (silêncio)
- Peçamos ao Senhor que nos ajude a colocar a nossa vida ao serviço do bem comum. (silêncio)
- Rezemos pelos políticos para que todas as suas decisões tenham em conta o bem de todos. (silêncio)
- Rezemos por todas as famílias para que a educação e a felicidade dos seus filhos sejam a maior prioridade das suas vidas. (silêncio)
- Pai-Nosso...
Oração conclusiva