Arquidiocese de Braga -

6 julho 2013

S. BENTO DA PORTA ABERTA CELEBRA PADROEIRO

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O santuário de S. Bento da Porta Aberta, do arciprestado de Terras de Bouro, vai celebrar, o dia litúgico de São Bento, que se assinala na próxima quinta-feira, dia 11 de julho.

\n

O santuário de S. Bento da Porta Aberta, do arciprestado de Terras de Bouro, vai assinalar, oAs celebrações iniciam-se a 10 de julho, dia em que está agendada uma eucaristia para as 10h30, tendo lugar, às 21h00, uma Hora Santa e oração de Vésperas. No dia seguinte, festa litúrgica de S. Bento, depois da celebração da Eucaristia às 07h30, 09h30 e 10h30, segue-se a Eucaristia Solene em honra de S. Bento, precedida de uma procissão e bênção do Santo Lenho.

Ao longo destes dois dias, entre as 08h30 e as 12h00, estarão presentes sacerdotes para atender os fiéis no sacramento da Reconciliação.

São Bento, natural de Núrsia, em Itália, nasceu por volta do ano 480 e é considerado um dos mais importantes santos da Igreja. Destacou-se por ter sido o fundador da regra beneditina, cujo lema é “Ora et Labora” (rezar e trabalhar), sendo considerado o pai do monaquismo no ocidente. Após a sua morte, em 547, a regra beneditina espalhou-se pela Europa, tendo os beneditinos exercido um papel importante na evangelização e na cultura ao longo da Idade Média, inclusive na fundação de cidades e fixação de núcleos populacionais. Por isso mesmo, S. Bento foi declarado, juntamente com S. Cirilo e S. Metódio, patrono da Europa.

Recorde-se que o santuário de S. Bento da Porta Aberta, localizado na freguesia de Rio Caldo, em Terras de Bouro, é o segundo maior destino de peregrinações em Portugal, depois de Fátima, e o maior dedicado ao fundador dos beneditinos.