Arquidiocese de Braga -

30 dezembro 2022

Paróquia de Santa Maria recebe relíquia do Beato Carlo Acutis

Fotografia DR

Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

Ainda antes do jovem Carlo Acutis ter sido declarado beato, a paróquia de Duas Igrejas já trabalhava na divulgação da sua causa, tanto na própria comunidade, como a nível nacional e internacional, através dos meios digitais.

\n

A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, no Arciprestado de Vila Verde, recebeu uma relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis, um dos mais jovens beatos da Igreja Católica e um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa (JMJ) 2023.

Ainda antes do jovem Carlo Acutis ter sido declarado beato, a paróquia de Duas Igrejas já trabalhava na divulgação da sua causa, tanto na própria comunidade, como a nível nacional e internacional, através dos meios digitais.

Com efeito, muitas foram e têm sido as iniciativas e atividades de âmbito paroquial que esta paróquia tem desenvolvido em torno do jovem beato. Este, em novembro de 2021, veio a ser declarado pela paróquia de Duas Igrejas como patrono da catequese paroquial.

O reconhecimento pela dedicação e o trabalho de difusão levou a que paróquia de Duas Igrejas a ser “presenteada” pela Associazione Carlo Acutis, a associação que promove a Causa de Canonização do Bem-Aventurado Carlo Acutis, com a relíquia, que ficará exposta na Igreja Paroquial para a veneração dos fiéis, num relicário oferecido por uma família local.

Para José Esteves, coordenador paroquial da catequese e promotor das diversas atividades relacionadas com o jovem beato, “o Beato Carlo Acutis foi um jovem do nosso tempo, jogou futebol, usou a internet, teve tantos sonhos, teve uma vida semelhante ao de tantos jovens atuais, mas no centro da sua vida pessoal e social estava Jesus Sacramentado e Nossa Senhora”. 

“O facto de Carlo Acutis ter falecido tão jovem e de ter passado, de um modo muito rápido, a ser mundialmente conhecido e falado, por ser um próximo santo, um santo dos nossos dias, faz com que as nossas crianças e jovens fiquem admiradas e fascinadas com o seu exemplo e testemunho de vida”, ressalta José Esteves.

“Com a Jornada Mundial da Juventude, a decorrer no próximo ano, e com a chegada dos Símbolos da Jornada à Arquidiocese de Braga, já no final de janeiro, pode dizer-se que a relíquia do Beato Carlo Acutis chegou no momento exato”, concluiu José Esteves. 

A paróquia de Duas Igrejas pretende que a relíquia possa acompanhar os Símbolos da JMJ na caminhada arquidiocesana, que decorrerá de 29 de janeiro a 3 de março próximo.

A Eucaristia de Entronização da relíquia do Beato Carlo Acutis irá decorrer em data a anunciar.

O Beato 

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres, onde os pais estavam a trabalhar, e faleceu em outubro de 2006, em Monza, na Lombardia (Itália), com 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio da informática”.

Depois de ter sido declarado como “Venerável” pelo Papa Francisco, Carlo Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020, em Assis, Itália, na presença dos seus pais, Andrea Acutis e Antónia Salzano, e dos dois irmãos. Carlo Acutis é considerado o primeiro influencer em questões religiosas, e conhecido como ‘padroeiro da internet’.