31 janeiro 2013

UMA PALAVRA DE GRATIDÃO

Default Image
Fotografia

Mensagem de D. Jorge Ortiga no âmbito do encerramento das comemorações arquidiocesanas dos 25 anos do seu episcopado.

Bodas de Prata Episcopais

Passados os acontecimentos que marcaram as minhas Bodas de Prata Episcopais, sinto ser um dever expressar três palavras.

Gratidão pela presença e tantos sinais de comunhão manifestados por sacerdotes e leigos, paróquias e entidades civis; Alegria pelo facto de termos sido capazes de aproveitar a efeméride, não para olhar para a pessoa, mas para refletir sobre a responsabilidade de construir e vivenciar unidade, como compromisso pessoal a realizar com o contributo de todos. A tarefa não terminou! Viveram-se momentos significativos que vão estimular a nossa caminhada de ser Igreja unida para louvar a Deus; Corresponsabilidade experimentada no momento solene da tomada de posse dos Conselhos Económicos de todas as paróquias. Aí vivenciamos uma Igreja como Povo que sabe que os meios materiais estão ao serviço duma missão grandiosa de evangelização, celebração, caridade e edificação de comunidades.

Os gestos de comunhão foram variadíssimos, desde os variados objectos e doces regionais até à pequena ovelhinha vinda de Cabeceiras de Basto, bem como numa colecta arciprestal que resultou em 49.641,55€. Sei que houve renúncia a coisas necessárias para a vida de algumas pessoas e carências das comunidades. Rezo para que Deus a todos recompense e informo que destinarei a totalidade desta oferta monetária para causas que estimo. A saber:

1. Para a Casa Sacerdotal para que os sacerdotes, doentes ou de idade avançada, continuem a usufruir dum fim de vida sereno e com qualidade. Tudo farei para que nada lhes falte e agradeço, sempre, a colaboração de sacerdotes e leigos para esta casa. Para ela destino 20.000,00€.

2. Para o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro que enfrenta muitos encargos. A alma mariana do povo da Arquidiocese, não esquecendo outros santuários, tem aqui um carinho particular. Também a Senhora do Sameiro significa, para mim, uma devoção que me acompanha desde a infância. Agradeço a todos quantos compreendem as suas necessidades e continuam a ajudar. À Confraria de Nossa Senhora do Sameiro entregarei 14.820,77 €.

3. Para o Fundo Partilhar com Esperança que tem sido resposta a situações sociais variadíssimas. “É verdade que somos vítimas de uma factura económico-social que nos tirou qualidade e dignidade à nossa existência.”[1] Se me sinto unido a todos os Arquidiocesanos, os mais pobres ou carenciados merecem-me um carinho muito particular. Nunca deixarei de pensar neles. Neste Fundo colocarei 14.820,77 €.

A todos um profundo obrigado e a prece de que, unidos, continuaremos a edificar uma Igreja Arquidiocesana onde o amor a Deus e o serviço aos irmãos são uma preocupação constante, à semelhança do estilo de Jesus, o arquitecto da unidade.

Braga, 25 de Janeiro de 2013

† Jorge Ortiga, A.P.

[1] D. Jorge Ortiga, A alavanca eclesial. Homilia nas Bodas de Prata Episcopais, 3 de Janeiro de 2013.