8 outubro 2013

Mensagem do Arcebispo Primaz por ocasião da beatificação do Irmão Mário Félix

Beatificação do Ir. Mário Félix

Convite à Santidade

São muitas as interpelações dirigidas à Igreja. Chegam de dentro e de fora. Ultimamente a palavra mais repetida é renovação. Sinto a sua necessidade para a credibilidade da Igreja, só que importa interpretá-la justamente. O Papa Francisco, há dias, indicava o caminho certo e seguro. Não se trata essencialmente de operações cosméticas exteriores. Tudo é mais profundo e deve ser equacionado por cada um num trabalho de correspondência à graça, para caminhar na fidelidade ao Evangelho.

Daqui resulta a convicção de que a santidade é o caminho obrigatório. A vida nunca pode significar contentar-se com a mediocridade ou com a banalidade de hábitos repetidos sem grande consciência.

Para a concretizar, necessitamos de referências vivas e concretas. Daí que a beatificação do Irmão Mário Félix, em Tarragona, no próximo dia 13 de Outubro, é mais uma graça que não pode ser desconhecido ou desconsiderada. Não nos acontecerá o martírio, mas o chamado “martírio branco” pelos primeiros cristãos deve tornar-se coragem e ousadia para ser fiel à graça do baptismo. Ser cristão é difícil e exigente.

Com esta beatificação quero expressar ainda a alegria da Arquidiocese por saber que um seu sacerdote, Mons. Albino Silva, ordenado em Braga, mas que serviu a Igreja no Brasil, também tem o seu processo de beatificação a ser organizado. Assim como me congratulo com a beatificação do padre Manuel Gomes Gonçalvez, sacerdote de Braga desde 1904 e beatificado no Brasil no dia 21 de Outubro de 2007, tendo falecido em 21 de Maio de 1924.

+ Jorge Ortiga, A. P.

9 de Outubro de 2013.