Arquidiocese de Braga -

11 outubro 2015

Equipas arciprestais

Default Image
Fotografia
\n

A Equipa arciprestal de Pastoral Familiar é constituída por um representante de cada Equipa Paroquial de Pastoral Familiar e por representantes convidados dos Movimentos da área da Pastoral Familiar existentes no Arciprestado e assistida pelo delegado arciprestal da Pastoral Familiar.

Objectivos específicos

Constituem objectivos específicos das Equipas arciprestais de Pastoral Familiar:

  • Coordenar a acção pastoral a desenvolver pelas diversas Equipas Paroquiais de Pastoral Familiar do respectivo Arciprestado. 
  • Definir os objectivos que, sendo gerais ou comuns, requeiram a utilização de meios ou processos a nível arciprestal. 
  • Promover a realização de acções de formação pessoal, social e teológica, a nível arciprestal. 
  • Promover a criação e/ou incentivar o funcionamento de Escolas Arciprestais de formação de agentes da Pastoral Familiar. 
  • Dinamizar a criação de estruturas arciprestais e/ou paroquiais de acolhimento dos jovens casais. 
  • Estar em ligação com o Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Familiar e com os demais Órgãos Diocesanos da Pastoral Familiar.

Esquema das Reuniões

De acordo com a natureza e os objectivos (gerais e específicos) de uma equipa Arciprestal de Pastoral Familiar, sugere-se o seguinte esquema de reunião, a decorrer em três momentos:

1º Oração inicial;
2º Partilha espiritual, a partir de um texto, para aprofundamento da fé e esclarecimento doutrinal;
3º Partilha pastoral, que deverá ocupar a maior parte da reunião e que terá em consideração as situações concretas da acção pastoral desenvolvida ou a desenvolver a nível arciprestal.

Periodicidade das Reuniões

Sugere-se que as reuniões das Equipas Arciprestais de Pastoral Familiar se realizem de dois em dois meses, sem prejuízo de um maior número de reuniões, sempre que as circunstâncias o justifiquem.