Arquidiocese de Braga

Equipas

O Conselho Arquidiocesano da Pastoral Familiar é o órgão Arquidiocesano que exprime a comunhão de todos os que trabalham ao serviço da Família. Integram o Conselho Arquidiocesano da Pastoral Familiar os:

• Responsáveis do Departamento Arquidiocesano;
  • Responsáveis de cada um dos movimentos Arquidiocesanos;
  • Assistentes de cada um dos movimentos Arquidiocesanos;
  • Equipas Arciprestais;
  • Assistentes Arciprestais;
  • Responsáveis arciprestais;
  • Assistentes Arciprestais.

A equipa arquidiocesana é constituído por indicação do Sr. Arcebispo e composta por uma equipa de trabalho nomeada para 5 anos.

Casal coordenador

Tlm 967 595 544

P. Tiago Costa

Tlm 913 640 239

A Equipa arciprestal de Pastoral Familiar é constituída por um representante de cada Equipa Paroquial de Pastoral Familiar e por representantes convidados dos Movimentos da área da Pastoral Familiar existentes no Arciprestado e assistida pelo delegado arciprestal da Pastoral Familiar.

Objectivos específicos

• Constituem objectivos específicos das Equipas arciprestais de Pastoral Familiar:
  • Coordenar a acção pastoral a desenvolver pelas diversas Equipas Paroquiais de Pastoral Familiar do respectivo Arciprestado.
  • Definir os objectivos que, sendo gerais ou comuns, requeiram a utilização de meios ou processos a nível arciprestal.
  • Promover a realização de acções de formação pessoal, social e teológica, a nível arciprestal.
  • Promover a criação e/ou incentivar o funcionamento de Escolas Arciprestais de formação de agentes da Pastoral Familiar.
  • Dinamizar a criação de estruturas arciprestais e/ou paroquiais de acolhimento dos jovens casais.
  • Estar em ligação com o Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Familiar e com os demais Órgãos Diocesanos da Pastoral Familiar.

Esquema das Reuniões

De acordo com a natureza e os objectivos (gerais e específicos) de uma equipa Arciprestal de Pastoral Familiar, sugere-se o seguinte esquema de reunião, a decorrer em três momentos:

1º Oração inicial;

2º Partilha espiritual, a partir de um texto, para aprofundamento da fé e esclarecimento doutrinal;

3º Partilha pastoral, que deverá ocupar a maior parte da reunião e que terá em consideração as situações concretas da acção pastoral desenvolvida ou a desenvolver a nível arciprestal.

Periodicidade das Reuniões

Sugere-se que as reuniões das Equipas Arciprestais de Pastoral Familiar se realizem de dois em dois meses, sem prejuízo de um maior número de reuniões, sempre que as circunstâncias o justifiquem.