18 abril 2016

Procissão do Corpo de Deus será no Sameiro

Fotografia Zona Pastoral Cidade/Este

Zona Pastoral Cidade/Este

Zona Pastoral Cidade/Este: reunião mensal do clero (13 de abril de 2016).

Ainda não é uma decisão definitiva, mas tudo aponta para que a procissão do Corpo de Deus deste ano (2016), por motivo de haver a Feira Romana a ocupar as ruas da cidade por onde é habitual fazer-se, seja realizada no Sameiro. Missa na Cripta às 16h30, seguida de procissão nos espaços anexos.

Agora que o Corpo de Deus é novamente feriado, é bom que haja sintonia entre as iniciativas da Câmara e as da Igreja, para evitar estas coincidências.

Os 19 presbíteros presentes na habitual reunião da zona pastoral Cidade/Este analisaram ainda como estão a decorrer as visitas pastorais, tendo, aqueles que já a tiveram, manifestado contentamento pela simplicidade e proximidade dos bispos, abertura dos mesmos para o encontro com os movimentos, doentes, assembleia paroquial, instituições de vária ordem, autoridades e sobretudo o encontro nas celebrações eucarísticas. Momento forte é ainda a celebração do sacramento da Unção dos doentes.

Outro assunto a merecer realce na reunião foi a calendarização definitiva da celebração do Crisma. Em 23 de abril, às 15 horas, será para os crismandos da zona Este, e terá lugar na cripta do Sameiro. Em 7 de maio, será em Santo Adrião, às 21 horas; em 14 de maio, também às 21 horas, será em São Lázaro. No dia seguinte, dia 15, às 16 horas, será na Sé, e destina-se essencialmente àqueles que não puderem estar em nenhum dos três locais aqui mencionados para este ano na zona pastoral da Cidade/Este. Haverá ainda a preparação próxima para a celebração, quer a nível de cânticos, quer de momento de reconciliação.

Este ano, a bênção das grávidas não será no dia 28 de abril, dia litúrgico de Santa Joana Molla, mas no dia 1 de maio, na missa das 11h30, em São Lázaro. Dá-se a feliz coincidência de, este ano, ser também o dia da Mãe, além do habitual dia do trabalhador.

O dia Arquidiocesano da Juventude terá lugar em Vila do Conde, em 4 de junho, das 14 às 24 horas, com dinâmicas próprias, sobressaindo a celebração do Jubileu dos Jovens na igreja das Caxinas, e o convívio alargado, com jantar e atividades variadas, com epicentro no Largo Cego de Maio da Póvoa de Varzim. O departamento diocesano disponibiliza um autocarro para transporte dos jovens de cada arciprestado.

Outro assunto de relevo foi trazido pelo cónego Roberto Rosmaninho e prende-se com a celebração das Festas de São João. Como este ano ocorrem os 400 anos da Capela de São João, além das habituais missas festivas em São João do Souto, às 10h; no Largo da Ponte, às 11h; na Sé, às 16h30, seguida de procissão às 18h, sugeriu-se solenizar a novena preparatória e apostar um pouco mais em reforçar a componente caritativa de ajuda aos mais necessitados. Uma comunidade cristã que secundarize e esqueça ao seus pobres é uma comunidade adoentada.

Está a ser preparada uma ida a Fátima dos Acólitos, em data a acertar ainda melhor.