Arquidiocese de Braga -

27 novembro 2017

SANTUÁRIO da SENHORA da LAPINHA celebra IMACULADA CONCEIÇÃO

Fotografia

Carlos Lopes de Sousa

Com Novena e canto do Akathistos, Eucaristia Solene, Procissão e Consagração das Mães

\n

De 29 de Novembro a 8 de Dezembro

SANTUÁRIO da SENHORA da LAPINHA

celebra IMACULADA CONCEIÇÃO

 

O Santuário de Nossa Senhora da Lapinha, no Arciprestavdo de Guimarães e Vizela, celebra a Solenidade da Imaculada Conceição.

As celebrações decorrem de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, às 21h00, com Novena e canto do Akathistos.

No dia 8 às 15h30, é celebrada Eucaristia Solene no Santuário, seguindo-se uma procissão em honra de Nossa Senhora, pelas 16h30.

No final será feita a Consagração das Mães a Nossa Senhora.

 

"Situado na vertente sudeste da Serra de Santa Catarina, a escassos 3km da Penha, no topo da freguesia de Calvos, encontramos um santuário airoso e sossegado, com um longo historial e com características ímpares nas manifestações sagradas em Portugal.

Segundo Artur M. Leite (2008), as mais antigas referências a este local remontam a 1612, data em que era conhecido como Monte de Nossa Senhora da Lapa. Apesar das referências a uma capela serem um pouco mais tardias (1656), certamente que o local seria objeto de devoção há muito tempo. Ao culto da Senhora da Lapinha está associada a lenda mariana – bastante comum noutros locais do país – de que teria sido encontrada uma imagem da Virgem entre os penedos daquele monte. Descoberta essa que motivaria a romagem, durante séculos, de fiéis de toda aquela zona do vale do Vizela: das aldeias do sul de Fafe, norte de Felgueiras e Lousada, de Vizela, e das próprias encostas da Serra de Santa Catarina".

https://rondacumessagrados.wordpress.com/santuario-da-lapinha/