Arquidiocese de Braga -

21 outubro 2022

Sair ao encontro…

Fotografia COA Guimarães e Vizela

Equipa de Comunicação

1º Encontro de Coordenadores dos Comités Organizadores Paroquias (COP)

\n

Ocorreu, no passado dia 4 de outubro, no auditório de Azurém, o 1º Encontro de Coordenadores dos Comités Organizadores Paroquias (COP), dos Dias nas Dioceses – JMJ2023.

No Encontro estiveram presentes 34 coordenadores e 13 párocos, entre o total de 85 participantes, em representação de 46 paróquias, do Arciprestado de Guimarães e Vizela.

Desafiados a “pensar” de forma criativa: … como chegar às famílias? … onde acolher?  … que ações a realizar? … no sentido de acolher os milhares de jovens peregrinos que virão para Guimarães e Vizela, nos dias que antecederão as Jornadas Mundiais da Juventude (DnD - JMJ2023); os resultados dos grupos de trabalho, apresentados em plenário, foi bastante participado, diverso e rico em sugestões e propostas, das quais destacamos algumas, que nos parecem pertinentes:

A melhor forma de chegar às famílias, é através dos jovens;

As ações devem ser descentralizadas, sair ao encontro de … “fora da igreja”;

O convite/desafio deve ser próximo/pessoal, direcionado a cada membro da comunidade, começando pelos que estão mais próximos, os catequistas, os escuteiros, os membros dos grupos corais, os jovens dos diversos grupos, …;

Desmistificar os receios/medos de acolher “estranhos” em nossa casa, através do testemunho de pessoas próximas que tenham tido experiências similares, mesmo que de outro âmbito (Erasmus, formação profissional, estágios); …

Este sair ao encontro das famílias é absolutamente crucial para, por um lado, criar a oportunidade do acolhimento dos peregrinos e, por outro, potenciar a nossa identidade de cristãos, de povo acolhedor, de terra com história e características, particularmente vincadas, nos costumes e tradições, que se materializam e, de alguma maneira, assinalam a nossa identidade, pela afabilidade e proximidade na relação e “calor humano” e na alegria de bem receber!

Nesta caminhada em peregrinação rumo às JMJ2023, somos também interpelados a orarmos e a partilharmos em comunidade; teremos também essa oportunidade de a 23 de dezembro o fazermos, coletivamente, no dia de oração pelas JMJ e, um pouco mais adiante, de 23 a 26 de fevereiro, de 2023, a grande manifestação, por ocasião da passagem dos símbolos das JMJ – a cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Poluli Romani (símbolos entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II).

Coloquemo-nos todos a caminho, para que estas Jornadas possam deixar marca, nas nossas comunidades e nos muitos que nos visitarão!

 

Miguel Araújo [Coordenador]

Comité Organizador Arciprestal