Toma e Lê

(per)Curso Bíblico
início no dia 24, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição
  © Equipa paróquia Nossa Senhora da Conceição

Tem início no dia 24, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, pelas 21h no salão paroquial, um Curso Bíblico. Este Curso não tem como objetivo uma abordagem académica da Bíblia, mas antes uma partilha das ideias e linguagens fundamentais que perpassam as Escrituras, para que, a partir desse conhecimento, possamos entrar numa interpretação pessoal, mais profunda e aberta à ação do Espírito, em cada um desses textos. Outro dos objetivos é o de contribuir para uma melhor preparação dos agentes de pastoral da comunidade paroquial (catequistas, leitores, elementos dos grupos corais, escuteiros, etc). A participação neste (per)curso serve, ainda, como formação necessária para a celebração dos Sacramentos do Crisma/Confirmação e Batismo (pais e padrinhos).

Um Curso Bíblico é sempre uma viagem através de uma Palavra inesgotável. São as Escrituras que tornam legível Jesus de Nazaré, a sua missão e a sua mensagem. do imparável Êxodo às esperanças Messiânicas dos Profetas, da intuição maravilhosa de um Deus Único e Criador à expectativa de Novos Céus e Nova Terra, da génese do Movimento dos Nazarenos à Igreja Apostólica ainda menina das origens… tudo entronca em Jesus, corpo e fio das Escrituras, Palavra de Deus em Carne Viva, Verbo que vem conjugar-se connosco em todos os tempos, lugares e pessoas de que um Verbo assim - crucial! - é capaz.

Este Curso tem como base o (per)curso bíblico do Pe. Rui Santiago, Cssr - “abriu-lhes as escrituras”. As sessões serão orientadas pela Equipa de Pastoral da Paróquia. Contamos com a presença do autor do Curso, Pe. Rui Santiago, em alguns momentos. O primeiro momento é no dia 25 de fevereiro. Já em Tempo Quaresmal, está reservado um dia, para Recoleção, com início às 9h00 (salão paroquial), terminando com a Eucaristia celebrada na Comunidade (18h30). a participação neste (per)curso serve como formação necessária para a preparação dos Sacramentos do Crisma/Confirmação e Batismo (pais e padrinhos).

Sendo um espaço aberto a todos que nele queiram participar, fica o convite a quem tenha vontade de experienciar uma forma diferente de fazer caminho em comunidade numa igreja que se sonha sinodal e samaritana, porque… onde há Amor, aí habita Deus!

Para mais informações pode contatar:  nsconceicao@arquidiocese-braga.pt

Arciprestado de Guimarães e Vizela