8 fevereiro 2024

Serviços Pastorais

Nomeações Pastorais

\n \n

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, perante novas necessidades pastorais e procurando responder às suas exigências, procedeu às seguintes nomeações:

Diretor Arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP)

Em 2014, sob o impulso do Papa Francisco, o Apostolado da Oração (AO) iniciou um processo de refundação. Este processo levou, em 2018, a uma nova designação como RMOP e à aprovação de novos estatutos. Este Serviço Eclesial foi constituído como Obra Pontifícia. Em 2020, o Papa aprova, em novos estatutos, a RMOP como Fundação Vaticana. Para além da devoção das primeiras sextas-feiras, temos hoje a RMOP com novas formas de oração e pertença, para abranger diversas gerações, de avós e netos, sempre a partir da oração pelos grandes desafios do mundo que nos são apresentados pela intenção mensal de oração do Papa.

No contexto desta refundação, a direção diocesana tem como missão potenciar a RMOP de modo a chegar às gerações mais novas na sua missão de compaixão pelo mundo, sem descurar o apoio aos tradicionais centros do AO. Assim, o Diretor Diocesano - tradicionalmente um sacerdote - pode agora ser um consagrado ou um leigo.

Segundo proposta do Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) e parecer favorável do Padre Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, é nomeado Diretor Arquidiocesano de Braga da RMOP o IRMÃO JOSÉ SILVA ALMEIDA, sj.

Dois acontecimentos felizes acompanham esta nomeação. No passado dia 27 de dezembro de 2023 comemorou-se o 350° aniversário das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque em Paray-le-Monial e iniciou-se o Jubileu do Sagrado Coração de Jesus (que decorre até ao dia 27 de junho de 2025, Ano Santo, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus). Ao mesmo tempo, aproxima-se o 5° Congresso Eucarístico Nacional, a realizar-se nesta Arquidiocese, também ele ligado ao Apostolado da Oração.

Braga, Cúria Arquiepiscopal, 08 de fevereiro de 2024

Cónego João Paulo Coelho Alves, chanceler