Arquidiocese de Braga -

18 maio 2024

“A Teologia, paixão de compreender”

Homilia de D. José Cordeiro na Eucaristia do Dia Nacional da Faculdade de Teologia - Sé Primaz, 17 de maio de 2024

Fotografia DM

1.Evangelizar

Apascenta as minhas ovelhas” disse Jesus a Pedro, no evangelho hoje proclamado. O rebanho continua a ser do Senhor, e a missão de construir o Reino de Deus será sempre Dele. Nós somos os seus colaboradores na missão.

Apascentar as ovelhas e os cordeiros indica que Pedro tem de apascentar os pequenos e os grandes, isto é, dar a vida por todos, à imitação de Jesus, o Pastor bom e belo. Todavia, «Jesus transfere a Pedro a própria função de pastor, mas não lhe transfere o rebanho» (Marcheselli).

Uma das formas que temos de colaborar nessa missão é através do estudo da Teologia, a qual é chamada a propor novas formas para anunciar o Evangelho de sempre num mundo, que é o nosso, em constante mudança. 

Por ocasião das comemorações do centenário da Faculdade de Teologia da Argentina, o Papa Francisco escreveu que celebrar a Faculdade de Teologia é “celebrar o processo de maturação de uma Igreja particular. É celebrar a vida, a história, a fé do Povo de Deus que caminha nesta terra e que procurou «entender-se» e «dizer-se» a partir das próprias coordenadas. É celebrar (...) uma fé que procura refletir face às peculiaridades do Povo de Deus (...). Uma fé que procura radicar-se, encarnar-se, representar-se, interpretar-se face à vida do seu povo e não à margem”. 

2. Rio vivo da Tradição

Escreveu ainda: “uma das principais tarefas do teólogo é discernir, refletir: «o que significa ser cristão hoje» «no aqui e agora»?”, por isso o Teólogo, na fidelidade ao Evangelho imutável, deve olhar para a Tradição da Igreja não como uma “coleção de coisas mortas”, mas como um “rio vivo” (cf. Bento XVI, Audiência Geral, 26/04/2006) que continua a alimentar a vivência da fé. 

Mas além da vida da Igreja, o teólogo é também chamado a voltar o seu olhar para o mundo, porque a Teologia tem de ser encarnada numa realidade concreta. 

Como afirmamos no passado dia 24 de abril no dia da UCP em Braga: “a Universidade Católica Portuguesa [e por isso também a Faculdade de Teologia] é chamada a dar o seu contributo para a reflexão sobre os temas impactantes da sociedade portuguesa de hoje. (...) temos de procurar novas respostas e novas estratégias para os problemas com que nos deparamos e que tantas divisões estão a criar na sociedade. Assentes na rocha firme que é Cristo, e inspirados pelo Espírito Santo, precisamos de encontrar novas formas de declinar a mensagem do Evangelho imutável, de modo que os nossos contemporâneos possam ter acesso ao manancial de bênçãos que brotam do Coração de Deus”.

3. Paixão de compreender

O teólogo é aquele que se deve sentir cada dia mais apaixonado pelo seu objeto de estudo: o Deus que se revela à humanidade. Além da reflexão intelectual, para crescer na paixão de compreender, o teólogo é chamado à relação pessoal e íntima com o Senhor, relação que se alimenta na oração, e de modo particular na Eucaristia. Estamos prestes a celebrar o 5.º Congresso Eucarístico Nacional, no qual pretendemos que todos os fiéis procurem uma presença “alegre, consciente, ativa e frutuosa” na assembleia cristã, louvando, bendizendo e adorando o Deus eterno” (Oração de preparação do 5.º CEN).

«A teologia é (…) preciosa nos tempos de mudança em que vivemos, em sociedades multiétnicas em contínua mobilidade, com interligação de diferentes povos, línguas e culturas, para ser orientada, com consciência crítica, para a construção da convivência na paz, na solidariedade e na fraternidade universal e no cuidado da nossa casa comum», assinalou o Papa Francisco, ao receber em audiência os membros da Rede Internacional de Sociedades para a Teologia Católica.

Para bem da Igreja que caminha em Portugal, precisamos que a Faculdade de Teologia colabore cada vez mais na formação de todos fiéis, desde os sacerdotes, pessoas consagradas e leigos e leigas que procuram aprofundar o seu conhecimento. Só com a colaboração de todos podemos sonhar “levar Jesus a todos e todos a Jesus”. 

 

 

+ José Manuel Cordeiro